Por que focar em trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal?3 min read

Trabalho em equipe e relacionamento interpessoal: esses dois conceitos são fundamentais para definir o que acontece dentro de uma organização. Por isso, focar em ambos os aspectos pode ser uma maneira eficiente de realizar uma gestão com alta resolutividade.

No post de hoje, falaremos sobre a importância de manter a harmonia entre a equipe para obter os melhores resultados da empresa. Vamos começar?

Qual é a importância do trabalho em equipe?

É difícil imaginar um negócio funcionando sem tarefas coletivas e interação entre os colaboradores, não é? Em uma empresa, as pessoas precisam uma das outras para que os objetivos sejam alcançados e, muitas vezes, o que é o maior trunfo de uma organização — o capital humano — se torna também o maior desafio. 

Gerenciar pessoas no meio corporativo não seria tão desafiador se elas não tivessem uma relação de interdependência — isto é, o fato de a conduta individual de cada membro influenciar em todo o grupo faz as coisas ficarem mais complexas.

Somando isso à competitividade e ao estresse comum do ambiente de trabalho, é preciso criar estratégias bem específicas para conduzir equipes. A seguir, explicaremos por que é importante focar em trabalho em equipe e relacionamento interpessoal na gestão de negócios.

Como o trabalho em equipe interfere na produtividade?

Primeiro, a resposta: em tudo. O trabalho em equipe pode ser compreendido como o principal meio de uma empresa atingir seus objetivos em relação ao seu objeto de trabalho, que pode ser a prestação de serviços, venda de produtos ou qualquer outra troca entre uma parte contratante e outra contratada. 

No geral, o caminho para esse determinado fim é formado por uma série de processos, que são desempenhados (em sua maioria) por pessoas. Cada uma dessas pessoas, com suas diferentes habilidades, faz parte da organização, sendo um elemento importante para execução de processos.

Por isso, a equipe precisa estar alinhada para que cada colaborador saiba o que fazer e como fazer. Assim, não seria nenhum exagero dizer que o trabalho em equipe interfere em tudo o que ocorre dentro de uma empresa, desde o tempo de execução das tarefas até o relacionamento com clientes.

Bons gestores precisam estar atentos ao alinhamento do seu grupo para formar uma equipe de alta performance, alimentando a sinergia entre seus integrantes. 

Qual é a influência do relacionamento interpessoal na dinâmica de trabalho?

Criando uma metáfora para ilustrar essa pequena análise, imagine que o relacionamento interpessoal é o recheio do trabalho em equipe. Sendo assim, é possível afirmar que, se as pessoas de uma equipe de trabalho não se dão bem, ou têm problemas de comunicação, o desempenho profissional também acaba sendo comprometido. 

Uma instância não caminha bem sem a outra, logo, focar em estratégias que privilegiem tanto os processos quanto as pessoas, e a interação que existe entre elas, é a maneira mais completa de olhar para o funcionamento de um negócio. 

Focar no trabalho em equipe e no relacionamento interpessoal, tratando esses dois fatores como interdependentes é valorizar colaboradores em sua totalidade, reconhecendo-os como profissionais e indivíduos.

Para isso, a melhor forma de integrar essas duas dimensões é por meio de avaliações psicológicas em equipes, pois esse tipo de ferramenta engloba características variadas e fortalece a identidade de um time.

Viu como nenhum processo de trabalho está alheio ao comportamento das pessoas? Agora é a sua vez: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e nos ajude a reforçar a importância de fazer uma gestão de negócios integral! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo