Personalidade no trabalho: os perfis influenciam no desempenho das funções?3 minutos de leitura

Será que os perfis de cada pessoa influenciam no desempenho das funções? A resposta para essa pergunta é sim, pois a personalidade no trabalho está diretamente ligada com a forma de produção de cada pessoa.

Os gerentes de RH ou profissionais responsáveis pelos processos seletivos nas empresas, dentro desse contexto, precisam ficar atentos para a personalidade dos candidatos antes de finalizar uma contratação. Afinal, se isso influencia na produtividade, é preciso encontrar uma pessoa que tenha um bom fit cultural com a organização.

Como ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, desenvolvemos este post que esclarecerá as principais delas. Veja nos tópicos a seguir.

Como a personalidade influencia no trabalho?

A personalidade influencia muito no ambiente de trabalho, sobretudo, quando falamos em cargos de gestão. Desse modo, se um líder tem uma personalidade mais explosiva e é pouco compreensivo, por exemplo, é natural que seus liderados trabalhem tensos, sob pressão, com medo de errar. Isso faz com que muitas falhas aconteçam, o que pode gerar retrabalho e prejuízo para a empresa.

Do mesmo modo, se o líder for uma pessoa aberta para o diálogo, tenha um espírito motivador e saiba tratar a todos bem e com igualdade, as chances de se obter o sucesso no comando de um time é muito maior.

A influência também ocorre no mesmo nível hierárquico. Uma pessoa com atitudes negativas, que só sabe reclamar de tudo, por exemplo, pode contaminar os colegas com a sua negatividade, gerando uma onda de descontentamento na empresa.

Quais são as diferenças entre caráter, temperamento e personalidade?

Também é importante ter em mente que a personalidade não é sinônimo de caráter e temperamento. Os três conceitos são diferentes e explicaremos brevemente cada um deles.

Caráter

Tratam-se dos traços morais de cada pessoa, ou seja, do conjunto de preceitos éticos e de valores que ele acredita. Uma pessoa com mal caráter, no âmbito empresarial, pode ser visto quando alguém prejudica um colega para obter um benefício.

Temperamento

O temperamento está relacionado com as características pessoais de cada indivíduo. Algumas pessoas são mais tranquilas, outras mais alegres e extrovertidas, algumas mais reservadas. Trata-se de algo que não interfere no ambiente de trabalho, desde que na equipe exista a tolerância e respeito às diferenças.

Personalidade

A personalidade, por sua vez, é um conjunto com características psicológicas que as pessoas têm e que determinam as maneiras como cada um age ou pensa. É a personalidade que define que tipo de cargo pode ser mais proveitoso para cada pessoa em uma empresa, por exemplo.

Quais testes psicológicos podem ajudar os recrutadores a identificarem a personalidade no trabalho?

Um dos testes psicológicos mais indicados é o Método de Avaliação de Pessoas — MAPA, que se divide em quatro categorias:

  • Mapa gestor A;
  • Mapa gestor B;
  • Mapa administrativo;
  • Mapa técnico.

Cada um deles avalia a personalidade das pessoas que ocuparão cargos de diferentes níveis hierárquicos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a personalidade no trabalho e conhece os testes da Mapa Avaliação, ficou mais fácil escolher os melhores colaboradores para a sua empresa, tendo como base a psicologia.

Recomendamos também que você faça o download do nosso e-book “Os desafios da gestão de pessoas envolvidas com os millennials”. Ele traz informações bastante relevantes acerca dessa temática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo