Machine learning: saiba como essa tecnologia pode revolucionar o RH3 min read

O processo de seleção e recrutamento de profissionais é um dos grandes desafios do setor de recursos humanos de qualquer empresa. Selecionar o profissional mais adequado para a vaga garante ganhos de produtividade e menor turnover, mas com o avanço da tecnologia, uma solução surgiu para revolucionar o RH: o machine learning.

Continue acompanhando a leitura e conheça mais sobre essa ferramenta que tem impactado de forma positiva os processo de contratação.

O que é e como funciona o machine learning?

O machine learning, ou aprendizagem de máquina, é uma tecnologia que analisa dados complexos em grande quantidade e os transforma em informações estratégicas de maneira rápida e automática.

Ele usa a inteligência artificial para identificar padrões de dados, criando conexões de maneira inteligente para gerar respostas mais precisas para a tomada de decisões. Para tanto, as máquinas com Inteligência Artificial são capazes de aprender e tomar decisões com base em dados passados.

Isso permite a melhoria contínua dos resultados do machine learning e proporciona aos profissionais do RH a geração de resultados mais confiáveis. Com isso, são tomadas decisões mais precisas.

Por exemplo, há tecnologias no mercado que coletam informações, cruzam os dados e, ao final, produzem relatórios completos que oferecem mais precisão aos processos de avaliação profissional.

O machine learning traça o perfil e mapeia o desenvolvimento de cada colaborador, permitindo a otimização de processos e a tomada de decisões mais acertadas. Com isso, há uma diminuição no turnover, maior produtividade, estímulo à equipe e geração resultados positivos para toda a empresa.

Como a equipe de RH pode usar essa tecnologia?

Localizar currículos

O machine learning facilita o processo de seleção dos currículos dos profissionais que tenham o perfil da empresa, pois a máquina coleta os dados dos candidatos, dos gestores e outros colaboradores para analisar as características compatíveis com as vagas.

Isso garante que a empresa não perca seu tempo com candidatos errados e otimiza o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Acompanhar a evolução dos funcionários

Além de utilizar o machine learning para o recrutamento externo, a empresa também pode aplicá-lo para o recrutamento interno. Para tanto, deve acompanhar a evolução dos colaboradores para determinar quais estão aptos para a assumir novas funções.

Analisar tarefas

Machine learning também pode ser utilizada para analisar o desenvolvimento das tarefas aliado ao desempenho dos colaboradores para encontrar possíveis necessidades de melhorias no processo ou no desenvolvimento de novas competências.

Dessa forma, é possível permitir a melhoria dos processos e promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores em busca dos melhores resultados organizacionais.

Realizar jobs rotations

Muitas empresas costumam apresentar os novos colaboradores a todas as suas áreas por um determinado período de tempo. Dessa forma, ele conhece todos os processos, atividades e especificidades de cada setor.

Ao aplicar o machine learning, a empresa será capaz de saber em qual desses setores o novo colaborador poderá exercer suas competências de forma mais efetiva.

O machine learning é uma solução que veio para melhorar os processos e os resultados de vários setores, como de marketing, vendas e finanças, além do RH. Então, não perca tempo e comece agora mesmo a utilizá-lo em todos os seus processos do setor de recursos humanos.

O que você tem feito para melhorar os processos do setor de recursos humanos em sua empresa? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo