Entenda como desenvolver a inteligência emocional dos seus colaboradores3 minutos de leitura

Saber como desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores da empresa é um desafio para os profissionais de RH nos dias de hoje.

Isso porque, esse conceito, que está sendo cada vez mais cobrado, auxilia na construção de habilidades importantes para o sucesso dos funcionários, como a capacidade de negociação e de comunicação interpessoal.

A inteligência emocional, de modo geral, pode ser considerada como a capacidade que as pessoas têm de identificar os seus sentimentos e, assim, geri-los nelas mesmas e nos relacionamentos do seu dia a dia pessoal e profissional.

Mas como é possível atuar para fazer com que esse tipo de inteligência se dissemine nas organizações? Existem uma série de práticas que podem ser executadas. Continue conosco e veja dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional nas empresas.

Adote a técnica do team building

É chamado de team building o recurso utilizado para que o espírito de trabalho em equipe seja desenvolvido  a ideia é promover atividades lúdicas e até mesmo recreativas em espaços fora do local de trabalho.

O objetivo desses encontros, que podem ser em eventos como happy hours, é fazer com que os colaboradores tenham vínculos mais estreitos entre eles, de modo que conheçam as competências de cada um.

Essa amizade fora do ambiente corporativo faz com que os colegas conheçam as habilidades uns dos outros, favorecendo o potencial coletivo. As conversas e a aproximação devem ocorrer de forma espontânea e em locais que não imponham compromissos, por isso, os eventos exteriores à empresa são os mais recomendados.

Incentive a multifuncionalidade

Para que os colaboradores da empresa saiam da zona de conforto, convém que a equipe seja multifuncional, não se limitando apenas a executar uma única função na organização.

Isso não quer dizer que uma pessoa precisará fazer atividades que não são de sua competência, mas, sim, ajudar a todos a pensarem no coletivo, dando a sua opinião em tomadas de decisão, por exemplo.

Implante a cultura dos feedbacks

A comunicação é uma das peças-chave para o desenvolvimento da inteligência emocional. Sendo assim, é necessário implantar a cultura dos feedbacks nas empresas.

É fundamental que os gestores sempre deem retorno sobre as demandas levantadas pelos colaboradores, esclarecendo dúvidas e se posicionando sobre aquilo que é perguntado ou sugerido.

Contrate uma consultoria com profissionais especializados

Não são em todas as situações que a equipe interna de RH da empresa pode disponibilizar suas habilidades ou tempo para promover o desenvolvimento da inteligência emocional nas empresas.

Devido a esse fato, em muitos casos, convém contratar uma consultoria de profissionais especializados, pois eles podem fazer pesquisas de clima organizacional, testes psicológicos e promover eventos internos como palestras, workshops etc.

Conseguiu entender como desenvolver a inteligência emocional nas empresas? Seguindo esses passos, temos a certeza de que você terá muito êxito nessa atividade e conquistará uma equipe muito mais motivada e engajada com a organização.

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