Como funciona o teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas4 minutos de leitura

Você já sabe da importância de investir no desenvolvimento de pessoas dentro da sua empresa, não é mesmo? Afinal, quanto mais capacitados forem os colaboradores, mais e melhores resultados eles geram para a companhia. O intuito de aplicar testes de personalidade é compreender mais sobre o comportamento e perfil de uma pessoa.

Leia este artigo e saiba o que é e como usar o teste de personalidade para desenvolvimento de pessoas dentro da sua empresa. 

O que é um teste de personalidade? 

Quando falamos sobre a personalidade, estamos dizendo a respeito das características intrínsecas de cada sujeito que determinam a sua forma de pensar, sentir e agir. A psicologia é uma ciência que trabalha, há muitos anos, para identificar esses grupos e descrevê-los. Dessa forma, foram criados os testes de personalidade, ferramentas que podem ser aplicadas por psicólogos para entender pessoas.

Segundo Castro (2006), os testes de personalidade salientam os aspectos afetivos do sujeito e, em geral, são demonstrados como inventários ou provas expressivas. A maioria deles utiliza perguntas fechadas que podem ser transformadas em resultados quantitativos, capazes de demonstrar quais as principais características da personalidade de um indivíduo. 

Por que usar um teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas? 

Quando se fala em desenvolvimento de pessoas, é essencial entender como o colaborador funciona e age, quais são os seus pontos fortes e quais as competências que devem ser trabalhadas. Dessa forma, é possível criar uma estratégia de desenvolvimento adequada às características do colaborador e às necessidades da empresa.

É aí que entra o teste de personalidade como um grande aliado. Essa ferramenta é capaz de gerar insumos para embasar a tomada de decisão sobre as melhores estratégias e capacitações para o desenvolvimento de colaboradores. Afinal, você tem acesso a mais informações sobre o comportamento e as competências da equipe, podendo cruzar esses dados com as competências necessárias para a realização das atividades delegadas a cada um dos profissionais.

A partir daí, é possível criar um plano de desenvolvimento focado no que realmente importa, potencializando os resultados dessa estratégia dentro da empresa. 

Como aplicar o teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas dentro da sua empresa? 

Ficou com vontade de aplicar o teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas da sua empresa? Então descubra agora alguns passos para fazer isso! 

Escolha um teste de personalidade reconhecido 

Existem diferentes testes de personalidade, desenvolvidos a partir de teorias psicológicas distintas. Dessa forma, é importante que você entenda o conceito utilizado em cada um deles e a origem científica do teste na hora de tomar uma decisão. 

A partir disso, escolha um teste de personalidade reconhecido cientificamente. Para isso, vale consultar a plataforma SATEPSI, um site produzido pelo Conselho Federal de Psicologia, que indica quais são os testes que efetivamente têm qualidade para serem utilizados. Lembre-se de que apenas psicólogos cadastrados no Conselho podem aplicar e analisar os testes. 

Também leve em conta a forma de aplicação do teste. Existem testes desenvolvidos para serem aplicados em ambiente virtual. Essa pode ser a melhor opção para a sua empresa devido à praticidade e qualidade na hora de obter os dados sobre a sua equipe. 

Invista em uma aplicação de qualidade

Agora é a hora de aplicar o teste nos colaboradores. Para isso, é importante saber que apenas um psicólogo, registrado no Conselho Federal de Psicologia, é autorizado a aplicar e interpretar testes dentro de uma empresa. Portanto, escolha um profissional capacitado para conduzir esse processo. 

Analise os resultados 

Após a aplicação do teste de personalidade na equipe, é importante que você analise os resultados. Com isso, é possível transformar esses dados em informações úteis para embasar a tomada de decisão sobre os próximos passos do desenvolvimento de pessoas na empresa. 

O teste de personalidade pode ser o maior aliado da capacitação e desenvolvimento de pessoas dentro da sua empresa. Portanto, invista nessa ferramenta e potencialize as competências da sua equipe, criando um diferencial competitivo para a sua empresa como um todo! 

Aproveite e entre em contato com a Mapa Avaliações agora mesmo e descubra as soluções que temos para oferecer ao seu negócio! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo