5 dicas para estimular a criatividade da equipe3 min read

O potencial criativo tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas, que buscam pessoas inovadoras como forma de obter um diferencial competitivo. Para isso, técnicas que envolvam seus colaboradores e os motivem a “pensar fora da caixa” são necessárias.

Porém, estimular os funcionários a saírem da zona de conforto nem sempre é fácil. Além disso, fatores como a crise econômica, o acúmulo de trabalho e a rotina cansativa, também contribuem para que os colaboradores não estimulem a própria criatividade fora do ambiente de trabalho.

A seguir, você encontrará dicas preciosas para estimular a criatividade da equipe que você lidera. Continue a leitura para saber mais!

1. Estimule projetos pessoais

O desenvolvimento da criatividade não deve ser tratado somente como interesse nos resultados da empresa, mas também como um investimento na saúde de seus funcionários. O ideal é buscar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tendo a qualidade de vida como consequência. A criatividade pode ser estimulada através da prática de esportes, leituras e aprendizado de novas línguas, por exemplo.

2. Invista no ambiente físico

Os funcionários necessitam de ambientes descontraídos e agradáveis para produzirem mais. Crie na empresa um ambiente, preferencialmente uma sala, que estimule a criatividade através de cores, formas e a mistura de sensações.

Um exemplo de empresa que cria esse ambiente é o Google, que possui em seu escritório jogos de sinuca, móveis diferenciados e exóticos, músicas e locais propícios para a troca de experiências, provocando estímulos ao cérebro e, ao mesmo tempo, um ambiente agradável de trabalho.

3. Brainstorming

É uma dinâmica de grupo muito utilizada pelas organizações para envolver seus funcionários nos desafios da empresa e pela busca de soluções.

Conhecido como uma “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”, o brainstorming é uma técnica muito eficiente que desenvolve a criatividade dos funcionários através de objetivos estabelecidos previamente, sugerindo pensamentos e soluções a respeito do tema escolhido.

4. Incentive a integração e a busca por conhecimento

A leitura de artigos, livros, e-learning, participações em reuniões, treinamentos e congressos, possibilita às pessoas um contato com outras opiniões e formas de ver o mundo.

Essas ações contribuirão para que os funcionários tenham novas informações e agreguem à organização conhecimentos e maior capacitação, aumentando a compreensão dos funcionários em relação ao funcionamento da empresa como um todo.

5. Recompense ideias inovadoras

Valorize as sugestões e ideias dos funcionários, independente do cargo que ocupam na organização, sendo a “caixa de sugestões” a ferramenta mais comum para isso.

Recompense ideias criativas de desenvolvimento de um produto, serviço ou procedimentos com premiações que estimulem a criatividade e que sejam ligados ao lazer – como ingressos para teatro, museu, exposições ou livros.

Estimular a criatividade da equipe deve ser uma ação contínua por parte da empresa. Quando o cérebro humano não é exercitado, ele tende a ficar preguiçoso, podendo significar uma estagnação no crescimento da organização e a perda de potencial dos recursos humanos.

A busca pela criatividade e inovação deve ser realizada verticalmente, sendo papel dos gestores promoverem o interesse e a participação de todos os subordinados, resultando no aparecimento de novos talentos. 

Quer ficar por dentro de dicas para gerir sua equipe? Assine a nossa newsletter para ter sempre novas informações e estimular a sua criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo