Soft skills: o que são e como identificá-las?

Você já ouviu dizer que as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento? Isso porque as competências são possíveis de se identificar, mas as soft skills, mais conhecidas como as habilidades subjetivas e relacionadas à inteligência emocional, não são.

Esse termo em inglês é muito utilizado pelo RH para entender a forma com que os profissionais interagem com outras pessoas, visto que essas habilidades afetam o relacionamento no ambiente de trabalho e os indicadores da organização.

Para lhe ajudar a entender melhor o que são as soft skills e a importância delas para o sucesso na gestão de pessoas, separamos os pontos mais valorizados pelas empresas. Confira!

Boa comunicação

Certamente você já se deparou, ou até mesmo passou por uma situação em que o superior acusou o funcionário de ter agido diferente do esperado e isso comprometeu os resultados. Todavia, o colaborador fez exatamente aquilo que o gestor disso. Quando isto ocorre, o problema está na comunicação.

A boa comunicação não é aquela dita sem erros linguísticos, e sim aquela capaz de passar com clareza a mensagem transmitida. Esta habilidade é essencial no ambiente organizacional, principalmente se considerarmos que cada pessoa entende de uma maneira diferente e, por isso, é necessário nos adaptarmos a forma de conversar com cada um.

Resolução de problemas

A capacidade de resolver problemas é muito importante para desenvolver lideranças. O profissional deve saber lidar com situações difíceis ou inesperadas sem depender do gestor. A negociação de novo prazo e conseguir um bom preço com fornecedor são exemplos de ações valorizadas.

Esta não é uma soft skill fácil de encontrar. Nem todos tem essa proatividade para superar barreiras sem precisar de ajuda. Aquelas pessoas mais seguras de suas ações tendem a resolver problemas com maior facilidade e até mesmo antecipar situações.

Empatia

É importante ter foco no trabalho, não é verdade? Porém, isso não significa que o profissional não deve se colocar no lugar de outra pessoa no momento de tomar uma decisão ou de executar uma ação.

A empatia é essencial para que a gestão de pessoas se torne mais aberta e humana. Esta essência acaba sendo transmitida para os clientes e demais setores da empresa, fazendo com que a cultura organizacional seja aprimorada e os resultados sejam potencializados.

Liderança

Contratar pessoas que tem esta soft skill é uma conquista e tanto para uma empresa. Isto porque, além de permitir que o colaborador alcance cargos maiores na organização, a liderança vem acompanhada de outras habilidades, tais como empatia, resiliência e criatividade.

Saber liderar pessoas vai muito além de dar ordens. É preciso fazer com que os colaboradores atuem como um time, assumindo responsabilidades, sendo proativos e capazes e independentes o suficiente para atingir as metas.

Suportar a pressão

Gerenciar o estresse sem perder o foco. Descobrir se o profissional tem essa soft skill é um desafio e tanto para o RH, principalmente porque essa falta de aptidão pode desenvolver a síndrome de burnout e demais problemas de saúde ocupacional.

Agir com inteligência emocional diante de curtos prazos, clientes irritados, demissão em massa e feedbacks negativos é fundamental. O mercado exige que os colaboradores consigam acumular funções sem abrir mão dos resultados, pois isso ajuda a diminuir o quadro de funcionários e, consequentemente, reduz os custos.

O sucesso do RH depende do uso de instrumentos competentes em gestão de pessoas, como é o caso das avaliações psicológicas. As contratações, promoções e a formação de equipes podem ser muito mais eficazes quando a personalidade do grupo está de acordo com o exigido.

Com o diagnóstico da soft skills dos profissionais fica muito mais fácil e seguro tomar decisões. Se você está disposto a fazer sua empresa crescer utilizando o máximo potencial dos colaboradores, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente!

 

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos