O que significa resiliência e persistência no seu trabalho?

“Resiliência” e “persistência”, principalmente no trabalho, são palavras estão em alta. É comum vermos em reportagens, matérias de revistas e portais de notícias e discursos de líderes organizacionais que adotam esses vocábulos nas suas falas. Mas você sabe o que significa resiliência e persistência e como aplicá-las a sua vida? 

Apesar do uso frequente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são, de fato, esses conceitos e é sobre isso que nós falaremos neste post. Ficou interessado no assunto? Então siga conosco e confira agora mesmo!

O que significa resiliência?

Se formos procurar a palavra “resiliência” no dicionário Aurélio, encontraremos o seguinte significado: “capacidade de superar, de recuperar adversidades”. É essa mesma ideia que o verbete também representa no ambiente de trabalho.

A resiliência, de acordo com especialistas em recursos humanos, é essencial nas empresas, uma vez que contribui para que as pessoas deem a volta por cima em situações difíceis, entendam que projetos fracassados, ou erros que possam ter ocorrido em sua trajetória de carreira são normais e que é preciso se reinventar sempre.

Diferente da teimosia, que acontece quando as pessoas não admitem os próprios erros e continuam a cometê-los, a resiliência caracteriza os indivíduos que sabem reconhecer aquilo que não está correto em suas atividades, sabendo como resolver problemas e mudar de atitude sempre que for necessário.

E persistência, o que significa?

Mais uma vez buscando o auxílio do dicionário Aurélio, encontramos que persistência significa “perseverança, constância, firmeza”. Isso quer dizer, portanto, que no ambiente de trabalho também é importante ser persistente, pois algo que não deu certo em um primeiro momento, pode ser revisto, reelaborado e melhorado, para, quem sabe obter êxito em situações futuras.

Também é importante destacar que ser persistente não significa ficar tentando a mesma coisa várias vezes, mas, sim, adaptá-la, para que um projeto que não deu certo uma primeira vez possa ter sucesso posteriormente.

Como identificar a resiliência e a persistência nos colaboradores?

Conforme visto, é importante que as empresas foquem nessas características para compor seu time de colaboradores. Mas como fazer essa identificação? Existe alguma pergunta ou algum ponto certeiro que possa identificar alguém resiliente e persistente?

A resposta é não! É muito difícil identificar tais traços de personalidade em apenas uma entrevista de emprego, por exemplo. Afinal, tratam-se de conceitos que só são notados quando convivemos com alguém no dia a dia.

Para que os profissionais de recursos humanos acertem na contratação, no entanto, a melhor opção é a realização de avaliações psicológicas e testes práticos simulando situações e pedindo para que o candidato aja como agiria se fosse contratado da empresa.

Por exemplo, pode-se simular uma situação em que um cliente se queixa de um serviço ou produto que não está agradando e que não apresenta resultados satisfatórios. Uma pessoa resiliente e persistente certamente teria atitudes positivas nessa situação, buscaria entender o que está errado em seu trabalho e na metodologia da empresa, para assim resolver o problema do cliente e oferecer-lhe um produto de qualidade.

Agora que você já sabe o que é resiliência e persistência, deve ter consciência de que essas características são muito importantes para a contratação de novos colaboradores na empresa.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração nos processos seletivos é a flexibilidade. Nós também publicamos um artigo sobre esse assunto. Faça a leitura e fique bem informado!

Equipe Mapa

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