Como formar equipes multidisciplinares2 min read

A presença de equipes multidisciplinares é de grande importância dentro das empresas de qualquer setor. A união de profissionais com diferentes conhecimentos e habilidades trabalhando em único propósito garante maior sinergia e efetividade nos resultados

No entanto, antes de tudo é preciso entender que os processos realizados por uma equipe multidisciplinar diferem das equipes tradicionais. No modelo tradicional, existe uma autoridade central e funções hierárquicas, com distribuição de função rígida e fixa.

Por sua vez, a equipe multidisciplinar é mais flexível, proativa e independente, tendo assim mais agilidade nos processos de decisão. O papel de responsável varia de acordo com a situação e demanda, fazendo assim com que o colaborador com maior habilidade em determinado tema se sinta à vontade para tomar a frente e solucionar o problema.

A soma de conhecimentos individuais por si só não é garantia de resultados positivos. É preciso encontrar colaboradores que entenda o valor da individualidade, mas principalmente o poder do coletivo. O profissional deve ter a competência necessária para saber o momento de tomar a responsabilidade para si e a humildade de compreender quando o momento é mais oportuno para outro colega de equipe. Neste momento, o profissional de RH pode contar com o suporte de ferramentas de avaliação de personalidade, essenciais para avaliar e conhecer as características de cada candidato, extraindo assim relatórios profundos que auxiliam na escolha mais assertiva.

Para formar uma equipe multidisciplinar coesa e que apresente resultados, é necessário identificar qual o principal objetivo da equipe, quais os desafios que serão encontrados e qual o projeto final. Desta forma, a compreensão de todas as habilidades necessárias para o projeto fica mais clara, facilitando a escolha dos candidatos.

Além de explorar as habilidades individuais, transformando-as em um grande conhecimento coletivo, é importante a prática de feedbacks. O feedback auxilia o colaborador na análise do seu desempenho e o deixa mais motivado.

Equipes multidisciplinares apresentam maior probabilidade de apresentar resultados positivos. O profissional de RH e o psicólogo da empresa, que compreende a necessidade de formar uma equipe mais diversificada, e possui ferramentas estratégicas para auxiliá-lo, coloca a empresa em um nível mais alto de gestão e resultados.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a encontrar os profissionais certos na formação de uma equipe multidisciplinar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo