5 passos para melhorar a comunicação na empresa3 minutos de leitura

Se você é um gestor de RH, certamente está sempre pensando em formas e métodos para melhorar a comunicação na empresa, não é mesmo? Afinal, é do conhecimento de todos que a maioria dos problemas que as organizações enfrentam poderiam ser evitados se o fluxo comunicacional funcionasse de maneira correta.

Pensando nessa realidade, nós listamos os 5 passos para que você possa ter uma melhor comunicação na sua empresa. Não deixe de conferir!

1. Nunca se esqueça de dar feedbacks

Um dos primeiros modelos comunicacionais de que se têm registros é o proposto por Aristóteles, em que há necessariamente um emissor, uma mensagem e um receptor para que a comunicação se efetive de fato.

No entanto, hoje em dia, esse modelo já está um tanto quanto ultrapassado, pois o receptor cada vez mais é ativo e, por isso, o feedback é fundamental. Isso quer dizer que sempre que um colaborador faz um questionamento, por exemplo, deve receber uma resposta. Negligenciar essa necessidade pode enfraquecer as relações e causar frustrações. 

2. Diminua os ruídos

A comunicação pode ser entendida como um processo ou fluxo e os problemas ocorrem quando há desvios ou bloqueios nessa sequência. Esses desvios são chamados de ruídos e devem ser evitados.

Para evitar os ruídos e problemas como as fofocas de corredor, a comunicação precisa ser centralizada, ou seja, todas as informações relacionadas à empresa devem ser divulgadas e controladas pela própria organização, para que não haja interpretações erradas por parte dos colaboradores.

3. Aposte nas ferramentas de comunicação interna

Desde os meios mais tradicionais, como quadros de avisos, jornal, mural, ofícios e memorandos, até outros mais modernos como newsletter, comunicados enviados via intranet ou mídias sociais internas, são exemplos de ferramentas que podem melhorar a comunicação de uma empresa.

Para fazer a gestão das informações e a produção do conteúdo publicado por meio dessas ferramentas, é recomendado que as empresas tenham em seu quadro profissionais da área da comunicação, como jornalistas ou relações-públicas, que poderão fazer parte do setor de comunicação interna ou atuar juntamente ao setor de recursos humanos.

4. Invista no endomarketing

Ao contrário do que pensam alguns, endomarketing e comunicação interna não são sinônimos, mas sim atividades que se complementam. Enquanto a comunicação interna visa informar os colaboradores sobre os assuntos da empresa, o endomarketing parte do pressuposto de utilizar as plataformas comunicacionais de uma forma mais motivacional.

Eventos comemorativos, organização de palestras e atividades entre os colaboradores, por exemplo, são atividades de endomarketing. Tais ações promovem a imagem positiva da empresa para o público interno, o que, consequentemente, contribui para a efetivação da boa comunicação.

5. Diminua as barreiras da comunicação

As barreiras comunicacionais podem se dar por diversos motivos, como diferenças de gênero, diferenças culturais, níveis hierárquicos, pontos de vista variados, dissonância cognitiva, etc. Em qualquer um dos casos, é de responsabilidade da empresa trabalhar para que as barreiras sejam diminuídas.

Uma boa ideia para diminuir as barreiras é a promoção de atividades de integração entre os colaboradores de diferentes setores e níveis na hierarquia organizacional. Isso fará com que as pessoas se sintam mais à vontade para falar com qualquer colega na empresa.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação na empresa, pode continuar aprendendo com nosso artigo que fala sobre como fazer uma boa gestão de pessoas. Nos encontramos por lá!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo