Qual a importância de realizar a entrevista de desligamento?

Não é raro encontrarmos empresas onde o RH está mais preocupado com o processo de contratação de funcionários do que com a demissão em si. No entanto, você sabia que é importante realizar uma entrevista de desligamento?

A prática tem sido cada vez mais adotada pelos departamentos pessoais que se preocupam com o desenvolvimento da empresa e com a retenção de talentos. Quer saber quais são os benefícios de realizá-la? Continue a leitura e descubra!

Identificar o estilo de liderança dos gestores

A saída de colaboradores de uma empresa muitas vezes está relacionada à incompatibilidade com o estilo de liderança dos gestores. Por isso, ao realizar a entrevista de desligamento, é importante questionar o funcionário sobre esse quesito.

Observe o que ele fala sobre o gestor, questione-o sobre quais atitudes mais o incomodavam, pergunte-o sobre como era o relacionamento entre eles e com os demais colegas. Assim, você entenderá claramente quais as falhas e o que pode ser melhorado com relação aos líderes.

Detectar gaps no processo gerencial

Em diversas ocasiões, o que provoca a saída de um funcionário são os processos empresariais. Logo, fazer a entrevista de desligamento é essencial para poder detectar esses problemas.

Durante a conversa, que deve ser informal e em tom amigável, os colaboradores se sentirão mais à vontade para falarem sobre as falhas no sistema. Processos de produção ultrapassados, pouco espaço para mudanças e inovação, retrabalho excessivo, metas impossíveis são alguns dos problemas que podem culminar na saída do funcionário.

Aliás, aproveite esse momento para perguntar sobre quais mudanças ele faria se pudesse.

Reconhecer as melhorias que podem vir do RH

Com o dia a dia cada vez mais atarefado das empresas, a preocupação excessiva com a estratégia que visa o lucro, muitas organizações negligenciam o capital humano que a constitui. Esse é um erro que leva um grande número de colaboradores a pedirem para se retirarem do cargo.

Por essa razão, é importante perguntar aos colaboradores na entrevista de desligamento, quais as falhas que eles têm notado no relacionamento com a empresa. Além disso, questioná-los sobre o que poderia ser mudado também é fundamental para que o RH obtenha insights importantes do que fazer.

Entender os motivos da mudança

A saída também pode ser motivada por uma proposta de outra empresa devido a vários fatores. Entre eles podemos destacar maior valorização do profissional por meio de salários e incentivos, ambiente mais aberto ao desenvolvimento de carreira, sistema de trabalho mais moderno, entre outros.

Por isso, é fundamental realizar a entrevista de desligamento. Entendendo exatamente o que o motivou a optar por outro local de trabalho, o RH poderá elaborar políticas mais assertivas de retenção de talentos.

A entrevista de desligamento vai ajudá-lo em vários âmbitos do negócio. Por meio dela, você entenderá melhor os colaboradores, suas necessidades, melhorias que podem ser feitas na empresa, entre outros. Logo, não deixe de fazê-la, já que essa também é uma forma de feedback.

Agora que você entendeu a importância da entrevista de desligamento, que tal continuar se informando sobre as melhores práticas de RH? Assine a nossa newsletter e receba, no seu e-mail, todas as novidades que postamos aqui no blog!

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos