Transformação digital no desenvolvimento de pessoas2 minutos de leitura

Durante muitos anos, profissionais de Recursos Humanos trabalhavam quase que exclusivamente com setores operacionais, lidando com assuntos tradicionais como recrutamento, seleção e treinamento de maneira totalmente manual. Porém, com o advento de novas tecnologias, o profissional de RH precisa se ambientar ao mundo digital, conhecendo e se atualizando com as novas ferramentas.

Termos como cloud computing (computação na nuvem, permite acessar arquivos e programas que não estão ligados diretamente ao seu computador), machine learning (em português, “aprendizado de máquina” é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos), big data (análise e interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade) e inteligência artificial (inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software) devem estar no campo de estudos do profissional que trabalha com desenvolvimento de pessoas, uma vez que são bastante utilizados e tendem a substituir os métodos tradicionais de trabalho.

Pesquisa realizada pela Deloitte em 2017 com o tema Global Human Capital Trends revelou que quase 90% dos líderes empresariais e de Recursos Humanos consideram como a sua prioridade a construção da organização do futuro. A migração para o mundo digital trouxe a chamada Indústria 4.0 e a internet das coisas, onde tudo está amplamente conectado.

Gestores precisam ajustar a tecnologia da informação a seus modelos de negócios, o que inclui compreender as mudanças, fazer as alterações necessárias e principalmente ter certeza de que toda a equipe está alinhada aos novos canais e formas de trabalho.

A transformação digital exige profissionais atualizados, atentos a todas as mudanças que ocorrem a todo o momento. A empresa que deseja ter sucesso nos negócios precisa inspirar e apoiar os colaboradores a se reinventarem, buscando cursos e atualizações.

Grande parte das empresas ainda não está totalmente adaptada às novas tecnologias. O processo de mudança realmente é lento e deve ser realizado de forma gradual para evitar possíveis turbulências. O profissional que atua com a gestão de pessoas deve ser o suporte de toda a equipe e por isso precisa escolher corretamente as ferramentas tecnológicas que irão estruturar os processos de trabalho.

Um bom método de atualização é por meio da leitura de e-books e outros materiais encontrados em sua maioria de forma gratuita na internet. O profissional que começar o quanto antes a atualizar seus conhecimentos estará à frente do mercado.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar no desenvolvimento de pessoas.

 

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo