Tecnologia no RH: descubra quais são as principais tendências!3 minutos de leitura

Acompanhar as mudanças do mercado é um exercício que toda organização que deseja se destacar precisa fazer. Os diferentes setores que compõem uma empresa devem estar comprometidos com essa transformação, mas um deles em especial precisa ficar sempre um passo à frente: o RH.

Quando se trata da implementação de tecnologia no RH, há várias tendências surgindo para auxiliar as organizações. Afinal, elas impactam diretamente o ativo mais importante de uma empresa — as pessoas — e, consequentemente, o desempenho do negócio. Confira a seguir quais as principais novidades desse mercado e saiba como aproveitar tais oportunidades!

Inteligência artificial

Provavelmente, você já deve ter visto alguma notícia sobre como a Inteligência Artificial tem ajudado na automação de processos. De maneira geral, a ideia é utilizar tecnologias a fim de que elas simulem o raciocínio humano, por exemplo, na identificação de padrões.

A tendência é que daqui para frente cada vez mais essa tecnologia seja utilizada para ajudar gestores a entenderem melhor os seus colaboradores e a maneira como eles se comportam dentro da estrutura organizacional. E o que isso significa? Maior precisão na atuação desses profissionais, contribuindo, assim, para maior assertividade nas tarefas executadas, por exemplo.

Metodologia para avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho já estão presentes no dia a dia do RH. O que acontecerá nos próximos anos é o aperfeiçoamento dessas avaliações. Com isso, os gestores poderão conhecer melhor os seus colaboradores e ajudar a elevar as suas potencialidades.

Além disso, a aplicação da tecnologia nesse sentido fará com que os dados sejam mais precisos e auxiliem na tomada de decisão no que diz respeito ao colaborador. Desde os tipos de treinamento que eles receberão até a maneira como eles são bonificados, tudo passará por esse processo de desenvolvimento.

Testes de personalidade

Nesse grupo de tendências de tecnologia no RH podemos citar também o uso cada vez mais frequente de testes de personalidade. Tais instrumentos ajudam a entender a maneira de pensar, sentir e agir das pessoas.

A partir disso, o RH poderá fazer a aplicação em diferentes processos. Um bom exemplo é o processo seletivo. Com a ajuda desses testes, é possível identificar as características mais marcantes de um profissional e cruzá-las com os dados preexistentes do negócio. Assim, é possível ter mais precisão na hora da decisão final sobre a contratação de uma determinada pessoa, levando em conta o seu alinhamento com a cultura da empresa.

Business Intelligence

Quando falamos sobre tecnologia no RH, não podemos deixar de citar o Business Intelligence. Ele interliga todas as tendências citadas anteriormente. A ideia do BI é não somente coletar dados da empresa, mas também dar um significado tangível a eles.

Uma de suas bifurcações é o People Analytics. Essa ferramenta, além de coletar informações, analisa dados referentes aos colaboradores, a fim de gerar valor ao capital humano da empresa. Com isso, a organização passa a ter insumos para uma gestão estratégica de dados, o que permitirá conhecer melhor os pormenores da performance de um colaborador, por exemplo.

Quando falamos sobre a tecnologia no RH, existem diversas ferramentas e metodologias que podem ajudar a tornar a gestão mais eficaz. Com o passar dos anos, a tendência é que tais instrumentos sejam aperfeiçoados e que o RH tenha um papel cada vez mais estratégico dentro da empresa, impactando todos os profissionais.

E então, conhece outras tendências que devem ser destacadas? Tem dúvidas sobre algum dos conceitos que citamos? Deixe o seu comentário e participe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo