Novos desafios – Recrutamento e Seleção2 min read

A tecnologia mudou a forma de se exercer praticamente todas as profissões, e com o RH não foi diferente. O recrutamento e seleção de pessoas na era digital é um desafio para os departamentos de RH em todo o mundo. A pesquisa “Harvey Nash Human Resources”, divulgada em 2017, mostra que dentre os profissionais de RH entrevistados em 40 países 15% declararam que a inteligência artificial e a automação já têm impacto em seu modo de trabalho. Outros 40% esperam que essas novidades cheguem em um período de dois a cinco anos.

É possível utilizar softwares modernos e ágeis para fazer requisição de pessoal, abrir vagas, selecionar e centralizar a comunicação com os candidatos, fazer a triagem e iniciar as primeiras etapas do processo seletivo.

Fabiano Andrade Calixto, autor do livro “Recrutamento e Seleção de Pessoas”, conta que o recrutamento online já é uma das principais ferramentas de atração de candidatos. O desafio neste caso é lidar com uma grande quantidade de pessoas que se candidatam mesmo sem cumprir todas as exigências da vaga.

O principal desafio, porém, está não em inserir as novas tecnologias no cotidiano da empresa, mas sim em criar e fortalecer a importância de se coletar e armazenar de forma correta e eficiente todos os dados gerados. É importante saber como integrar corretamente os processos tecnológicos com os processos manuais.

A quantidade de dados gerados pelas novas tecnologias é muito grande, com um potencial enorme e muito mais assertivo. Mas se tornam inúteis se não analisados da forma correta.

Estima-se que até 2020, cerca de US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado serão empregados em machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência artificial (IA). O profissional de RH precisa estar muito atento para acompanhar a evolução do setor, garantindo assim o emprego de ferramentas modernas no processo de gestão de pessoas.

Escolher o candidato ideal para o cargo selecionado evita custos de contratações, demissões e novos processos de seleção. Utilizar ferramentas de avaliação de personalidades para identificar de maneira profunda as características dos candidatos aumenta significativamente as possibilidades de contratações mais assertivas.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar frente aos novos desafios em recrutamento e seleção.

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo