Inteligência artificial no RH: descubra como usar essa tendência3 minutos de leitura

Há uma série de aplicabilidades para a Inteligência Artificial (IA) no setor de RH. Ao estudar o tema, a Deloitte descobriu que cerca de 1/3 dos times de RH já contam com algum tipo de IA, e esse número pode ser muito maior nos próximos anos.

Da triagem dos candidatos mais talentosos até a análise do perfil, muita coisa já pode ser feita com a ajuda das máquinas. Essas tarefas ganham em dois sentidos: agilidade e acerto, o que resulta em competitividade para toda a empresa.

Nos próximos tópicos, vamos esclarecer as possibilidades de uso da Inteligência Artificial no RH e como isso gera benefícios. Portanto, continue a leitura com atenção!

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção (R&S) passa por uma boa transformação digital. A IA pode ser aplicada em muitas fases, por exemplo, na triagem dos candidatos competentes ou na avaliação do alinhamento cultural, também chamada de fit cultural.

Outra possibilidade é usar a IA para entrevistas por vídeo. Softwares com algoritmos avançados podem reconhecer a expressão facial dos candidatos e indicar ao gestor os sentimentos mais comuns no decorrer da entrevista, como incerteza ou alegria.

Treinamento do time de trabalho

Manter o time bem treinado é uma demanda básica, mas nem sempre cumprida com êxito. A IA pode ajudar os gestores na escolha de quais treinamentos podem gerar maior retorno sobre o investimento e, portanto, de quais devem ser vistos como prioritários.

Para tanto, baseia-se na análise de conhecimentos, habilidades e atitudes do time. Diversas informações dos profissionais e do seu grau de instrução são cruzadas para gerar indicadores, relatórios e recomendações de treinamento e desenvolvimento.

Análise de testes

Antes, uma análise de alguns testes poderiam durar horas, pois o gestor de RH precisaria aplicar determinados testes, analisar os dados obtidos de cada um – tudo manualmente.

Atualmente este processo já pode ser de forma automatizada. O gestor encaminha o convite de teste para seu colaborador/candidato e o mesmo consegue responder pelo computador.

O sistema realiza um cruzamento de dados através de uma base  psicométrica – Método que faz vínculo entre a Estatística e a Psicologia, sendo possível entregar ao gestor, um resultado do teste do candidato e/ou colaborador, logo após sua finalização.

Planejamento estratégico

Para que um negócio obtenha sucesso é preciso um RH com boas estratégias, que facilitem o alcance de objetivos fora do lugar comum. Essas estratégias devem estar baseadas em indicadores de desempenho, plano deliberado e objetivos claros ao futuro.

A IA ajuda em todos esses sentidos. Ela levanta automaticamente os indicadores-chave da gestão de pessoas, como o turnover ou a assiduidade. Depois, transforma-os em relatórios e recomendações, o que facilita a criação de um plano e de objetivos.

Como você pôde observar, já existem muitas aplicações à Inteligência Artificial no RH. É preciso promover uma transformação digital de maneira gradativa, garantindo que o seu departamento não fique ultrapassado.

E aí, gostou do nosso artigo? Agora, aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades sobre RH, gestão de pessoas e liderança diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo