Inovação no RH: entenda a importância e o que deve ser feito no setor3 min read

A inovação no RH contribui imensuravelmente para o crescimento de qualquer organização. Cabe ao departamento de Recursos Humanos o papel de criar estratégias, desenvolver, estabelecer, motivar, identificar novos talentos e tomar decisões. A fim de possibilitar que todas essas atribuições sejam executadas de forma eficiente, a inovação é essencial. Visto antigamente como um departamento somente administrativo e burocrático, hoje sua atuação nas organizações tornou-se fundamental.

O uso da tecnologia muito colabora para ampliar o sucesso das empresas que estão continuamente ligadas ao desenvolvimento humano dentro do contexto organizacional. Atualmente, esses profissionais têm uma responsabilidade de buscar ferramentas e softwares para manterem-se atualizados nos processos, atingindo as metas organizacionais. Continue lendo o texto para saber mais sobre este tema.

Benefícios da inovação no RH

A inovação no RH trouxe para as empresas a garantia de identificar, alinhar, qualificar, treinar e desenvolver os seus colaboradores, atraindo novos talentos e engajando-os nos novos procedimentos organizacionais.

Com os novos métodos e ferramentas, os processos de recrutamentos, seleções e entrevistas são mais assertivos. Com isso, são encontrados profissionais qualificados e comprometidos a preencher rapidamente vagas em aberto, ocupando as funções certas de maneira rápida e eficaz.

As contratações são mais estruturadas e é de conhecimento geral que os profissionais de hoje não buscam apenas garantias financeiras — buscam espaço e oportunidades. Essas ferramentas proporcionam diversos benefícios. Conheça alguns deles!

Melhoria da comunicação

Os chatbots são softwares de comunicação automatizados — via mensagem, sua função trouxe rapidez na comunicação. Esse avanço facilita e otimiza a comunicação, melhora o reconhecimento da marca da empresa, reduz a contratação de pessoal de atendimento e minimiza custos de mão de obra. Além disso, os colaboradores ganham tempo produtivo para aplicar os conhecimentos naquilo em que os chatbots não resolveram por algum motivo.

Inovação e eficiência no processo seletivo

Para fugir de sistemas burocráticos, várias empresas investem em gamificação — uma inovação no RH que proporciona estímulo aos colaboradores. Porém, para aplicá-lo, é necessário saber quais são os objetivos que se desejam alcançar, assim como o seu público.

Candidatos às vagas conhecem várias técnicas e conhecimentos básicos utilizados em treinamentos. Esse processo de gamificação torna o processo mais dinâmico. Como simulam quadros profissionais hipotéticos, asseguram uma boa avaliação individual e coletiva.

Maior alcance dos processos seletivos

A inovação das entrevistas feitas por meio de videochamadas online faz com que seja possível participar de uma entrevista sem sair de casa. Essa tendência trouxe solução tanto para as empresas, pois podem conhecer diversos candidatos em um processo seletivo sem perda de tempo, como para os candidatos, pois podem participar desses processos em outros estados e cidades.

Maior qualidade e desempenho nas atividades

Os processos padronizados alinham todos os objetivos, auxiliam no compartilhamento de informações e facilitam o acesso aos dados nos diversos departamentos da organização. Com isso, proporcionam alta qualidade e desempenho das atividades, mais agilidade nos processos, assim como mais transparência.

A inovação no RH com o uso de ferramentas reduz erros, potencializa o tempo, recursos e proporciona a identificação de possíveis contratempos, empregando as correções e prevenções necessárias no médio e longo prazos.

O uso de sistemas automatizados foram desenvolvidos para contribuir nos processos de gestão de pessoas. São várias as empresas que se beneficiam desses processos inovadores e o retorno do investimento na aplicação dessas ferramentas em sua empresa é fantástico!

Gostou deste texto sobre inovação no RH? Quer se tornar um expert no assunto? Então aproveite a visita para ler o texto “Como um psicólogo pode tornar o RH de uma empresa mais estratégico?”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo