Gestão que reduz custos através da inovação2 min read

Procurar maneiras para reduzir os custos sempre deve estar na pauta da empresa. A boa notícia é que com toda tecnologia que temos á disposição, fica mais fácil encontrar soluções inovadoras para reduzir os custos. 

Não é de hoje que programas gratuitos e de grande qualidade disputam lugares com programas e ferramentas renomadas como Windows e Photoshop. Para cada sistema pago existente, é possível encontrar outro gratuito, com funcionalidades bem parecidas.  

O Google é uma referência no assunto, uma vez que oferece dezenas de programas gratuitos que possibilitam a integração de toda a equipe. Planilhas, documentos de texto e até agenda estão disponíveis de forma online e podem ser editados simultaneamente por toda a equipe, otimizando o tempo e consequentemente reduzindo custos não só de aquisição de ferramentas mas de tempo de trabalho. 

A redução de custos através da inovação passa também pelo conhecimento. É cada vez mais comum que universidades, empresas e outras instituições ofereçam cursos gratuitos. Estimular o colaborador a atualizar o conhecimento é sempre benéfico e todos ganham. Inovação pode incluir mudança de cultura, como quando o líder entende que o horário de trabalho não precisa ser exclusivamente para produção e permite que o colaborador realize os cursos online durante seu expediente, por exemplo. 

Investir em sistema de gestão automatizado também é um facilitador. Com ele é possível ter acesso total a todos os gastos, despesas e lucros da empresa, em poucos cliques. É possível integrá-los com outros sistemas, unificando assim os processos. 

Outra ferramenta que auxilia na redução de custos são as avaliações e testes de personalidade. Com eles a empresa consegue mapear o perfil dos candidatos a determinada vaga, selecionando assim os que se adequam ao perfil da empresa e da vaga em questão. Desta forma, a assertividade é bem maior. 

Os testes de personalidade podem ser aplicados também nos colaboradores já ativos na empresa, compreendendo-se assim se determinado colaborador está mais apto a atuar em uma função diferente da que exerce atualmente, o que novamente pode evitar custos com contratações. Recomenda-se a utilização anual dos testes com o mesmo colaborador. 

São muitas as formas existentes de reduzir custos através da inovação. É preciso ficar atento às novidades que o mercado oferece e pensar sempre á frente, antecipando situações e planejando como colocá-las em prática de maneira efetiva.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a reduzir custos através da inovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo