Gestão para motivar colaboradores2 min read

Muito tem se falado sobre os tempos líquidos, onde nada é feito para durar e tudo muda o tempo todo. Este conceito é muito conhecido pelos profissionais de RH, uma vez que a instabilidade é fator preocupante para as empresas. Fazer com que o colaborador se sinta inserido em um trabalho que lhe dê um retorno positivo é uma das preocupações do RH. Mas como ter uma gestão focada em motivar colaboradores? 

Criar um ambiente agradável, alegre e confortável é primordial. Ninguém se sente bem em um lugar bagunçado ou com pessoas estressadas. Equipamentos em boa qualidade de funcionamento são primordiais para a saúde física e mental dos colaboradores. 

Abrir espaço para diálogos e feedbacks é importante. O funcionário precisa se sentir à vontade para falar o que pensa sobre determinado assunto, sem o receio de ser julgado ou não ter sua opinião ouvida. Utilize também de feedbacks, para que a equipe saiba que tudo está caminhando da maneira devida. Mas, atenção, feedbacks negativos devem vir sempre de forma individual. 

Modernizar processos internos é uma característica essencial que alguns setores de RH ainda não se atentaram. A tecnologia está cada vez mais inserida na vida de todos e na carreira profissional isto não deve ser diferente. Aproveite as ferramentas que estão disponíveis para automatizar os processos, evitando trabalhos desnecessários.  

Incentivar o colaborador a se manter atualizado, aprendendo coisas novas, conta muito. O profissional valoriza a empresa que investe em sua carreira, retribuindo assim o conhecimento adquirido. Todos ganham! 

Por fim, reconhecimento profissional! Ser reconhecido pelo trabalho executado e principalmente pelos resultados obtidos faz com que o colaborador se sinta mais motivado, refletindo assim em sua proatividade. Há no cérebro humano uma parte dedicada à compensação e motivação. Quando o sistema é ativado, elementos químicos são liberados e agem de forma que a pessoa se sinta mais comprometida e focada em seus objetivos. 

Estas são apenas algumas dicas para motivar colaboradores. O profissional de RH que consegue colocar em prática estas e outras ações tem seu trabalho valorizado não apenas pela empresa em que trabalha, mas também, e principalmente, pelos seus profissionais. 

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a conhecer melhor sua equipe e mantê-la sempre motivada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo