E-learning: como ajudar no desenvolvimento dos profissionais de RH?6 minutos de leitura

Já foi-se o tempo em que a qualificação profissional ficava apenas por conta do trabalhador. Hoje, as empresas já compreendem seu papel na formação e desenvolvimento dos talentos que fazem parte dela e estão se posicionando de forma cada vez mais proativa em relação a isso.

As organizações passaram a demonstrar uma grande preocupação com o desenvolvimento das competências dos colaboradores de acordo com a realidade do negócio. Afinal, ao investir na capacitação dos funcionários, elas podem esperar melhores rendimentos e resultados.

Ao investir no desenvolvimento do capital humano, portanto, uma empresa ganha mais do que apenas colaboradores qualificados: o investimento resulta em maior fidelidade, engajamento e satisfação dos funcionários.

Existem diversas formas de oferecer capacitação para a sua equipe. Você sabe quais são elas? Neste artigo, mostraremos as principais vantagens do e-learning para o desenvolvimento dos profissionais de RH. Confira:

Afinal, o que é e-learning?

Com a internet, o EAD (Ensino a distância) veio para ajudar a viabilizar vários treinamentos. Essa nova tecnologia educacional é definida como o aprendizado a distância via Internet que integra, em sua estrutura, recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Devido à sua capacidade de utilizar recursos áudio-visuais, o e-learning proporciona de forma ágil a integração entre professor, aluno e demais envolvidos no sistema.  Conheça a seguir alguns benefícios dessa ferramenta!

Quais são as principais vantagens do e-learning?

Educação corporativa de qualidade

A educação corporativa busca manter os funcionários atualizados de acordo com as tendências de mercado. Afinal, a estratégia de utilizar recursos oferecidos por uma plataforma online de ensino para proporcionar aprendizado dentro das organizações tem mostrado excelentes resultados.

O ambiente virtual permite planejar desde o tema do treinamento, seus conteúdos e materiais até o planejamento para avaliar a efetividade das estratégias, tudo para garantir a efetividade da aprendizagem.

Com o uso de uma plataforma especializada, também é possível implementar bons treinamentos de maneira mais rápida e variada, elevando a qualidade da educação corporativa. 

Treinamentos com baixo custo

Essa é uma técnica de treinamento relativamente econômica. No ensino a distância, diversos custos — como deslocamento de pessoal e aluguel de espaços — são eliminados. Portanto, essa modalidade de ensino requer um investimento em médio e longo prazos menor do que as capacitações presenciais.

Para aplicar o e-learning em uma instituição, basta um computador com acesso à internet para que o colaborador faça o curso. Além disso, todos os funcionários, independentemente da localização em que trabalham, terão acesso a um treinamento de qualidade, farão a mesma avaliação e serão certificados.

Dessa forma, o profissional de RH pode usar o e-learning para otimizar recursos e alcançar um número maior de colaboradores, tornando viável muitos treinamentos. Em alguns casos, isso pode até mesmo substituir a capacitação presencial.

Reprodução do curso

Uma vez planejado o curso para um grupo ou aluno, procure reproduzi-lo para outros colaboradores sempre que possível, de preferência a um custo mais baixo em relação aos cursos tradicionais.

Isso os motivará a correr atrás da capacitação e se empenharem ainda mais no curso, podendo inclusive convencer outros funcionários a se certificarem

Horário flexível e material acessível

Em tempos de rotinas de trabalho cada vez mais corridas, contar com uma plataforma online para realizar os treinamentos é ideal para manter o desenvolvimento e a gestão de tempo eficazes. O colaborador pode estudar de acordo com o horário disponível em sua agenda, sem precisar deixar de cumprir nenhuma de suas atividades rotineiras.

Fora isso, o material de estudo é rico e pode ser consultado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. O ambiente virtual de aprendizagem também conta com um espaço para a realização de tarefas relativas às disciplinas, e muitas delas podem ser utilizadas como forma de avaliação da efetividade do curso pelo gestor.

Otimização do trabalho do gestor

Utilizar uma plataforma de aprendizado permite que o gestor concentre todas as etapas do treinamento em um mesmo local. Neste ambiente virtual, ele poderá disponibilizar cursos, regras, manuais e incentivar a troca de conhecimento criando fóruns, por exemplo. Ele também tem acesso à relação de pessoas que já concluíram o curso e pode realizar avaliações.

Com essa ferramenta, o gestor pode acompanhar se o treinamento está suprindo as necessidades detectadas anteriormente ou se outro curso seria mais ideal. É possível ter todo o controle necessário para ajudar no planejamento estratégico da empresa.

Agilidade no processo de capacitação

Comparada à educação tradicional, a utilização do ambiente virtual de ensino permite alcançar, em um período de tempo menor, o mesmo volume de material de ensino para mais colaboradores, fazendo com que mais aprendizes participem do processo e estejam preparados mais rapidamente.

Além disso, o tempo necessário de dedicação dos colaboradores ao processo também é menor em relação aos cursos presenciais.

Contrate uma empresa especializada em e-learning

Além dessas vantagens que já apresentamos, contar com uma empresa especialista de EAD traz o suporte e a segurança que o profissional de RH precisa para elaborar um curso adequado à realidade financeira da empresa, compatível com as tecnologias disponíveis ou acessíveis, e que esteja alinhado às necessidades de treinamento e capacitação.

Reconhecendo o potencial que o treinamento online tem de desenvolver diversas habilidades e aumentar a eficiência do trabalho, não há dúvida de que o profissional de RH deve investir em uma plataforma e-learning para aumentar a produtividade e a qualidade final do produto de trabalho de sua empresa.

Vantagens qualitativas e quantitativas

Essas características do ambiente virtual de ensino apresentam vantagens qualitativas e quantitativas para a empresa, pois torna possível a realização de mais treinamentos sem perder em qualidade. Além disso, o recurso traz tanto melhorias no desempenho de atividades para a organização como para os próprios colaboradores.

Como você viu, o treinamento ajuda o profissional a crescer, dá um sentimento de satisfação e serve como ferramenta de engajamento, podendo até mesmo refletir em indíces de turn over mais baixos. Portanto, investir na qualificação de sua equipe é melhor do que buscar profissionais de fora. Aproveite as informações e implemente o e-learning em sua empresa!

Quer saber como ter um excelente time, como fazer boas promoções e contratações? O Mapa é um teste psicológico de personalidade, aprovado pelo Conselho Federal de psicologia (CFP), que vai te auxiliar na gestão e contratação de pessoas.

Seja para contratação, promoção, estudo de potencial, desenvolvimento de competências, formação de equipes ou identificação de lideranças, os resultados obtidos e registrados nos relatórios podem contribuir de maneira eficaz nos processos de tomada de decisão dentro da empresa. Entre em contato conosco e confira como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo