Como os testes psicológicos ajudam na retenção de talentos?3 minutos de leitura

Encontrar os melhores colaboradores para as diversas funções disponíveis nas empresas é um desafio para os profissionais de RH. Para isso, os testes psicológicos podem ser verdadeiros aliados.

Além dos processos de recrutamento e seleção, esses testes também podem ser usados como ferramenta de retenção de talentos. Dessa forma, eles podem ser feitos para verificar os profissionais que têm mais chances de obter êxito se forem promovidos para um cargo de gerência, por exemplo.

Veja, a seguir, alguns esclarecimentos sobre o assunto, que demonstram como os testes psicológicos podem ajudar na retenção de talentos.

O que são testes psicológicos e como eles podem ser utilizados no RH?

Os testes psicológicos são ferramentas de avaliação que podem ser utilizados para analisar os perfis comportamentais e o desempenho dos profissionais de uma empresa. Dessa forma, os gerentes de RH podem se utilizar deles de forma estratégica para a retenção de talentos.

É importante deixar claro que os testes psicológicos precisam ser aplicados sempre por um psicólogo. Dessa forma, é proibido que profissionais de RH com formação em outras áreas os apliquem.

Quais são as principais razões para fazer testes psicológicos na retenção de talentos?

Para fazer a retenção de talentos nas empresas, os testes psicológicos podem ser úteis por diversas razões. As principais delas estão relacionadas a seguir. Veja!

Ajudam a compreender o perfil psicológico dos trabalhadores

Esses testes contribuem para conhecer e entender melhor os perfis psicológicos dos trabalhadores da empresa. Dessa forma, fica mais fácil de os profissionais de RH traçarem um plano de carreira, por exemplo.

Com planos de cargos e salários bem definidos, os colaboradores terão menos necessidade de trocar de emprego. Assim, a retenção de talentos ocorre de forma natural.

Auxiliam na elaboração de atividades internas

As atividades internas, como eventos organizacionais para estreitar a relação com os funcionários, também podem ter apoio dos testes psicológicos.

Isso porque, de acordo com os resultados alcançados nas avaliações, os psicólogos poderão compreender mais sobre as preferências da maioria dos colaboradores e fomentar o planejamento de atividades.

Possibilitam o planejamento de estratégias para otimizar a satisfação no trabalho

Assim como o auxílio na elaboração de atividades internas, os testes psicológicos também contribuem para que os profissionais de RH desenvolvam estratégias voltadas para melhorar os índices de satisfação no trabalho.

A ideia é que se desenvolvam ações de endomarketing com embasamento, proporcionando aos funcionários a possibilidade de desenvolverem um maior fit cultural com a organização.

Por que é importante contar com uma ferramenta para desenvolver testes psicológicos?

As ferramentas de testes psicológicos são importantes, uma vez que otimizam o trabalho dos psicólogos e proporcionam resultados reais e palpáveis. Elas permitem a combinação de respostas e o cruzamento dos dados coletados, garantindo assim um resultado profundo e eficiente.

De tal modo, o uso de testes psicológicos, por meio de um sistema web, contribui para a retenção de talentos, algo que é muito buscado pelas organizações contemporâneas.

O Mapa é um sistema de avaliação psicológica que pode ajudar  nesse sentido. Para saber mais como nossa ferramenta pode auxiliá-lo, o convidamos para que entre em contato conosco. Teremos satisfação em contribuir com a sua empresa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo