Afinal, qual o perfil predominante de colaboradores de startups?3 minutos de leitura

As startups, pequenas e ousadas empresas que vem se popularizando no Brasil por proporcionarem um grande e rápido retorno sobre investimento em outros negócios, estão despertando o interesse de muitos profissionais que desejam trocar as grandes corporações por esses espaços. E, para que essas organizações tenham sucesso, conhecer o perfil dos colaboradores é fundamental.

Se o colaborador é fator decisivo para contribuir com o ambiente de trabalho e o sucesso da empresa, em uma startup isso é cada vez mais evidente. Embora promissor, o modelo é considerado de alto risco e isso exige que o colaborador aceite esse desafio.

Espera-se que os profissionais tenham algumas características específicas para se alinhar às expectativas e objetivos da empresa. Quer saber quais? Então continue a leitura e conheça 4 das habilidades/características que você deve ficar de olho ao entrevistar um candidato!

Flexibilidade

O perfil de colaboradores de uma startup deve, obrigatoriamente, ser flexível. Ao perceber que um candidato se identifica com uma rotina pré-estabelecida e necessita da segurança em desempenhar apenas o papel para o qual foi contratado, dificilmente ele vai se adaptar ao método de funcionamento de uma startup que está começando.

Esse tipo de negócio, para dar certo, precisa de um time de colaboradores que aceitem o desafio de trabalhar em várias posições. 

Além disso, há menos estabilidade no início e, muitas vezes, o salário não é alto, aumentando conforme a empresa vai angariando projetos de sucesso.

Foco em resultado

Dentro de uma startup, é comum que o colaborador acabe se tornando um sócio ao atingir as metas estabelecidas.

Diferente de uma corporação tradicional, que geralmente tem planos de carreira já estabelecidos, essas modernas organizações não contam com uma progressão definida. Apostar no próprio crescimento dentro de uma startup exige muita confiança e vontade de crescer.

Autonomia nas tomadas de decisões

É verdade que muitas empresas tradicionais já buscam por profissionais que atuem de maneira autônoma, sendo capazes de tomar decisões rápidas e certeiras sem precisar recorrer ao líder para tudo.

No entanto, é preciso ficar atento a essa característica durante o processo de recrutamento, já que muitos não se sentem à vontade diante de uma responsabilidade tão grande.

Em se tratando de uma startup, o perfil de colaboradores desejado é justamente o que acompanha essa pegada de mais autonomia.

Proatividade e Inovação

Se o perfil do colaborador contribui para o bom andamento da empresa, optar por candidatos que apresentem a proatividade como uma de suas habilidades é uma ótima escolha.

Geralmente, esses indivíduos são dedicados e interessados em fazer sempre o melhor para a empresa, dispostos a desenvolver novas capacidades que os tornem úteis para o negócio.

Na hora de selecionar um candidato, lembre-se sempre que o ambiente de uma startup é diferente do que costuma ser encontrado em companhias mais tradicionais. Consequentemente, o perfil de colaboradores deve acompanhar a característica inovadora dessas empresas. Fique atento para acertar nas contratações!

Informe-se agora mesmo sobre o público interno ideal para as startups. Acesse o nosso ebook sobre a geração millennials! E boa leitura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo