A importância do feedback para o desenvolvimento da equipe2 min read

É inegável: o colaborador que trabalha satisfeito, ciente das suas responsabilidades com a empresa e que sabe que seu trabalho é reconhecido e valorizado rende muito mais. A incerteza do colaborador sobre se sua forma de trabalho e os resultados que entrega estão dentro do que a empresa espera pode ser muito prejudicial para o seu rendimento, o que acaba por refletir no desempenho da empresa como um todo. Por isso a grande importância do feedback para o desenvolvimento de toda a equipe. 

A prática do feedback é considerada pelos profissionais como a melhor forma de medição e avaliação de seu desempenho. É comum que empresas percam grandes colaboradores pela simples falta de prática de aplicar feedbacks. Na incerteza sobre se seu trabalho está de acordo com os desejos da empresa, muitos colaboradores optam por procurar outro lugar para trabalhar, por acreditarem que esta decisão seja mais segura.  

A incerteza gera um estresse e mal estar desnecessário no ambiente de trabalho e em toda a equipe, que pode trazer consequências desastrosas para o resultado da empresa. 

O feedback é importante mesmo se tudo estiver correndo bem. Meta atingida e resultados satisfatórios merecem elogios, as pessoas são vaidosas e necessitam saber que seu trabalho duro foi reconhecido. Feedbacks negativos são igualmente importantes, pois permitem que o colaborador compreenda onde está a sua falha e consiga revertê-la em tempo hábil. 

Realizar um feedback pode não ser uma tarefa simples, principalmente se o conteúdo for negativo. É preciso sempre utilizar de sinceridade, de forma amistosa e simpática, detalhando todas as questões que precisam de mudança de forma clara e enfática, mas sem deixar o colaborador constrangido. Saber manter o diálogo e a confiança entre colaborador e RH é fundamental neste processo. 

Deve-se pensar também no ambiente onde a conversa vai ser realizada. Um local agradável, acolhedor e reservado facilita que o feedback seja transmitido de maneira mais afetiva. Permita que o colaborador dialogue, exponha sua opinião e justifique suas ações.  

Não só os colaboradores saem ganhando com feedbacks estruturados, mas a empresa de modo geral usufrui do resultado das conversas.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a aprimorar o feedback, contribuindo assim para o desenvolvimento da equipe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo