5 ações para reduzir o índice de turnover da sua empresa3 minutos de leitura

Você já ouviu falar em turnover? Trata-se da rotatividade de funcionários, um problema que é enfrentado por muitas organizações. Afinal, perde-se tempo e dinheiro em processos seletivos e treinamento de novos colaboradores para as equipes.

Controlar o índice de turnover é essencial para que a empresa não tenha impactos negativos, como o aumento de gastos, o declínio de capital intelectual, a perda de know-how, entre outros.

Para fazer esse controle, o responsável pelo RH precisa adotar uma série de boas práticas, como as ações que listaremos a seguir. Veja!

1. Crie programas de gestão de talentos

A sua empresa precisa ter um programa de gestão de talentos que garanta, entre outras coisas, uma política clara de cargos e salários. Assim, os colaboradores não se sentirão desvalorizados e com o desejo de procurar emprego em outras organizações.

Além disso, o programa de gestão de talentos também deve visar trazer benefícios para os funcionários, como plano de saúde, descontos em estabelecimentos parceiros etc.

2. Tenha um setor de RH eficiente

O setor de RH da empresa também precisa ser muito eficiente, com as rotinas organizadas e as subáreas bem definidas. A ideia é sempre buscar pelo desenvolvimento de ações para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados.

Com a equipe de comunicação interna, podem ser feitas ações de endomarketing, como eventos internos de confraternização.

3. Estimule a prática do feedback

O feedback deve ser uma prática constante na empresa, mesmo que seja negativo. Assim, se um colaborador da organização levanta uma demanda, ele saberá que terá uma resposta.

A ideia é demonstrar que as sugestões apresentadas são levadas em consideração, mesmo que não possam ser colocadas em prática de imediato.

4. Aplique pesquisas de clima organizacional

Também é importante que sejam desenvolvidas pesquisas de clima organizacional. Assim, é possível saber o que os colaboradores pensam da empresa em relação à sua infraestrutura, chefias, métodos de trabalho etc.

Essas pesquisas devem ser feitas, pelo menos, uma vez a cada dois anos e os resultados mensurados precisam servir como norte para estratégias de melhorias para todos.

5. Realize testes de personalidade antes das contratações

Muitas vezes, o índice de turnover na empresa é alto por conta de divergências culturais entre os colaboradores e a organização. É por isso que se faz necessário conhecer o chamado fit cultural dos funcionários.

Para isso, uma das melhores maneiras é incluir testes de personalidade nos processos de recrutamento e seleção. Desse modo, as contratações se tornam mais assertivas.

Coloque todas essas ações em prática e reduza o índice de turnover da sua empresa. Desta forma, a qualidade do serviço prestado pela organização não será prejudicada e o trabalho no RH será otimizado. 

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