Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
4 estratégias de gestão de conflitos para utilizar em sua empresa » Blog Avaliação de Pessoas
Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

4 estratégias de gestão de conflitos para utilizar em sua empresa3 minutos de leitura


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Conflitos acontecem eventualmente em toda e qualquer empresa. Contudo, são situações com as quais ninguém gosta de lidar. Apesar disso, não se pode fazer vista grossa e fingir que nada esteja acontecendo. Os conflitos podem interferir negativamente no clima organizacional e no desempenho da equipe.

Geralmente cabe ao departamento de Recursos Humanos realizar a gestão de conflitos. Por isso, é importante que os líderes estejam atentos ao cotidiano da equipe para verificar os comportamentos e as relações entre os membros. Ao se deparar com um conflito, é importante agir o mais rápido possível, para evitar que a situação envolva mais pessoas.

É também relevante atuar prevenindo o surgimento de conflitos. Para isso, os gestores devem prezar por uma comunicação eficaz, que evite mal-entendidos e garanta que as informações circulem de maneira clara. Além disso, é importante cultivar um bom clima organizacional, principalmente entre chefes e subordinados, para que não ocorram problemas relacionados à hierarquia e ordens.

Confira agora 4 estratégias de gestão de conflitos para utilizar na sua empresa.

1. Compreender o contexto

A primeira estratégia — e uma das mais importantes na gestão de conflitos — é compreender o contexto em que ele ocorre. Tenha em mente que é comum no ambiente de trabalho ocorrerem conflitos, sejam internos — de uma pessoa com sua própria consciência — ou externos — entre duas pessoas ou mais.

O conflito pode surgir por diversos motivos, seja pela diversidade de perfis dos membros do time, por discordâncias, por dificuldades no relacionamento interpessoal ou em um momento de tomada de decisão. Para gerir essas situações é importante tentar conhecer as partes envolvidas e a causa de tal conflito.

2. Dialogar com as partes envolvidas

Pode parecer simples, mas o diálogo é uma estratégia fundamental para a resolução de conflitos. Para que isso aconteça, as pessoas envolvidas precisam estar dispostas a expor seus pontos de vista e ouvir os argumentos dos outros envolvidos.

O gestor de RH deve mediar esse diálogo, evitando tomar partido de um ou de outro profissional envolvido. Conversar com as partes ao mesmo tempo pode evitar ser tendencioso na resolução do problema.

3. Buscar uma solução

É importante tentar encontrar pontos em comum no conflito, ajudando para que ambas as partes envolvidas compreendam o ponto de vista alheio. Depois disso, a estratégia é tentar fazer com que elas próprias cheguem a uma solução. Se a solução para o problema não partir deles, é possível que o gestor dê uma alternativa para a resolução do conflito.

Nesse momento é possível utilizar algumas estratégias, como mudar a configuração da equipe, criar um programa de reconhecimento dos funcionários ou até propor algum tipo de treinamento.

4. Utilizar a tecnologia como aliada

É possível utilizar a tecnologia para realizar uma análise dos funcionários. Com ajuda de softwares especializados podem ser avaliados os desafios cotidianos, o clima organizacional, o relacionamento entre colegas e líderes.

Com as respostas é possível identificar os motivos pelos quais os conflitos têm acontecido e, a partir disso, pensar em alternativas para solucionar os problemas existentes, prevenindo que surjam novos atritos.

Lembre-se de que as dificuldades no relacionamento interpessoal e os conflitos no ambiente de trabalho podem atrapalhar a motivação e a produtividade das equipes. Por isso, é importante o trabalho do setor de Recursos Humanos para a gestão de conflitos.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter para estar sempre atualizado com nosso conteúdo!

Tags


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Warning: Use of undefined constant PWP_NAME - assumed 'PWP_NAME' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/mu-plugins/mu-plugin.php on line 114

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo