Gestão de Pessoas em tempos líquidos

Cunhado por Zygmunt Bauman, sociólogo polonês radicado na Inglaterra e um dos intelectuais mais respeitados e produtivos da atualidade, o termo “modernidade líquida” refere-se ao momento em que vivemos, onde tudo muda rapidamente, os tempos são “líquidos” e nada é feito para durar, para ser sólido. Essa mutação constante impacta diretamente nas empresas, afinal como fazer a gestão de pessoas em tempos líquidos?

A impermanência é real e constante em todos os cenários e ambientes. Mesmo com todo o planejamento construído, mudanças são frequentes dentro de uma empresa e é preciso que toda a equipe esteja preparada para os imprevistos. Colaboradores proativos, que antecipam problemas ou que são capazes de enfrentá-los com agilidade e segurança são determinantes para o sucesso de uma empresa.

Empresas precisam se adaptar à nova realidade e o RH tem importância determinante neste processo. No mundo líquido, as carreiras estão mais adaptáveis, com formatos flexíveis buscando atender às necessidades tanto do empregador quanto do colaborador. O emprego vitalício, onde o jovem promissor iniciava em uma empresa para provavelmente se aposentar na mesma, atualmente é algo quase inexistente.

Reconhecer estas mudanças já não é mais o suficiente. É preciso que RH e gestores de pessoas sejam parte do processo e trabalhem de forma proativa e conjunta com os colaboradores. Clareza durante o processo de seleção, não deixando dúvidas sobre o método de trabalho da empresa, evitando possíveis decepções futuras.

Ao mesmo tempo, é muito importante que empresas que ainda não aderiram às mudanças se mostrem receptivas ao que o futuro reserva. Adequar-se aos “tempos líquidos” abre maiores possibilidades de adesão de jovens profissionais. Pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, realizada com 1.876 diretores de Recursos Humanos em 16 países, comprova a tendência de que trabalhar em casa é uma modalidade cada vez mais difundida no mundo, sendo o Brasil o terceiro país onde o home office mais cresceu! Como líder do ranking aparece a China e em segundo, Cingapura.

Como está a gestão de pessoas na sua empresa? O RH já está se adaptando ao novo modelo de contratações? Este é um assunto para começar a ser discutido imediatamente, lembrando que tudo muda rapidamente e o que for definido hoje talvez já precise de alterações em poucos meses. Manter-se atualizado é a chave para o sucesso.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar na gestão das pessoas.

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos