A cultura da empresa é um dos elementos mais importantes ao sucesso e crescimento, ela permite que as prioridades diárias sejam definidas e que o trabalho seja executado com objetividade. No entanto, é preciso entender o papel dos colaboradores.
Toda a equipe de trabalho deve estar devidamente alinhada à cultura, comprometendo-se com ela ao longo do expediente de trabalho. Caso contrário, ela não passará de uma política desejada, mas que, de fato, não existe no dia a dia.
Quer entender mais sobre esse assunto e descobrir a importância de alinhar os colaboradores com a cultura da empresa? Continue a leitura do artigo!
Sinergia no ambiente de trabalho
Toda organização é um agrupamento de pessoas em busca de um mesmo objetivo, seja o lucro ou a satisfação de determinada necessidade dos clientes. Para isso, no entanto, é preciso que haja sinergia, isto é, coesão e cooperação no expediente.
Se os colaboradores não estiverem devidamente alinhados à cultura, é muito difícil que essa sinergia venha a existir. Alguns entenderão que a prioridade é o cliente, outros que é o processo e, ainda outros, que é o lucro: logo, não haverá nenhum consenso.
Aumento da objetividade diária
Quando os profissionais entendem e abraçam a cultura, podem atuar com foco no que realmente importa para a empresa. Isso evita uma série de problemas, por exemplo, a perda de tempo com atividades secundárias e a improdutividade.
O alinhamento, no entanto, faz com que tudo seja feito com objetividade. Todos passam a entender o que é importante, que resultados devem ser entregues e quais valores precisam ser abraçados para isso. Assim, toda a firma é beneficiada.
Melhora os hábitos e a produtividade
Nesse ponto, é preciso lembrar que a cultura também é representada pelos hábitos compartilhados dentro da empresa. Uma equipe com hábitos saudáveis, em sintonia com o que é pregado dentro da firma, é muito mais produtiva.
É preciso lembrar que a correta produtividade é essencial ao sucesso e lucratividade, porém, infelizmente, muitas equipes de trabalho deixam bastante a desejar. Em uma pesquisa veiculada pela Exame, constatou-se que apenas 39% do trabalho é produtivo.
Fortalece a identidade organizacional
Por fim, o correto alinhamento contribui para fortalecer a identidade da organização, ou melhor, sua marca. É preciso considerar que a marca não é apenas a logo e o slogan, mas tudo o que é transmitido aos clientes em cada ponto de contato.
Quando os profissionais estão alinhados à cultura, podem transmitir os valores certos e garantir que os clientes tenham ótimas experiências. Isso impacta na maneira como o negócio é visto, aumentando a satisfação e fidelidade da clientela final.
Como se pode observar, alinhar os colaboradores com a cultura da empresa produz uma série de benefícios. É possível manter a sinergia no trabalho, aumentar a motivação e objetividade, melhorar os hábitos e fortalecer a identidade organizacional, assim contribuindo para o crescimento, longevidade e sucesso do empreendimento.
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