Nunca se falou tanto em Mundo V.U.C.A. e disrupção. Os termos estão cada dia mais intrínsecos a todas as áreas, principalmente aquelas que lidam diretamente com pessoas. Por este motivo, profissionais de RH precisam não só entender o termo, mas principalmente saber como lidar com ele. Você sabe o que é o Mundo V.U.C.A.?
O que é o Mundo V.U.C.A.
Mundo V.U.C.A. é o acrônimo do inglês para Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade), quatro características marcantes que o mundo todo está vivendo devido às constantes mudanças. Entendendo melhor cada uma delas:
– Volatilidade: tudo muda o tempo todo e de maneira veloz.
– Incerteza: nada é estático. A única certeza que temos é a de que sempre existirão incertezas e elas devem ser consideradas.
– Complexidade: situações complexas, com soluções aparentemente difíceis. Como torná-las claras e resolver o problema?
– Ambiguidade: tudo tem dois lados. Mesmo que se decida seguir por um caminho, é preciso saber que existe outro.
Embora o termo pareça atual, ele surgiu na década de 90, no ambiente militar, para explicar o mundo pós Guerra Fria. Estas mesmas características se mantiveram e tornaram-se cada vez mais comuns, se aplicando perfeitamente ao ambiente de negócios atual, gerando desafios para profissionais e organizações.
Estas transformações exigem um novo posicionamento das empresas e seus líderes, especialmente na gestão de pessoas. Estudos realizados pela PwC indicam que até 2030 um terço dos postos de trabalho em países desenvolvidos como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos serão ocupados por robôs.
Em um cenário de rápida transformação digital é primordial que líderes e equipes de RH confirmem para si a missão de treinar seus colaboradores, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade.
É a era do investimento nas pessoas, incentivando-as a criarem estratégias completamente novas para velhos problemas. É importante que as organizações foquem na cultura da liderança e proatividade, onde os colaboradores saibam se antecipar aos problemas, buscando eles mesmos soluções inovadoras.
Ferramentas de avaliação de pessoas e testes de personalidade auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional, identificando de maneira assertiva características. O resultado do teste ressalta as competências e gera insights sobre as características que necessitam atenção, sendo possível, assim, uma evolução pessoal que irá refletir em melhorias para o profissional e, consequentemente, para a empresa.
Criar um ambiente que acolhe o colaborador, apoia e incentiva seu crescimento pessoal e profissional é a base para toda empresa que deseja se destacar, contratar e reter profissionais de sucesso.
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