Entenda por que é importante considerar a experiência do colaborador3 min read

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Há algum tempo, grandes e pequenas marcas perceberam que focar na experiência do consumidor traz diversos benefícios — entre eles, a fidelidade do cliente. Não demorou para que as empresas notassem que tal princípio também poderia ser aplicado entre o seu corpo funcional e, assim, passaram a se preocupar com a experiência do colaborador.

As vantagens desse novo enfoque são inúmeras. Ele não apenas proporciona maiores chances de engajamento, como promove mais qualidade de vida e, consequentemente, uma maior satisfação do colaborador.

Se você deseja saber mais sobre esse conceito e sobre o que ele pode trazer de bom para sua empresa, continue a leitura deste post!

O conceito de experiência do colaborador

É praticamente impossível falar sobre experiência do colaborador sem abordar a geração Y (ou Millennials). Afinal, é ela que tem impulsionado as mudanças no modo como as empresas se relacionam, tanto com os seus clientes quanto com os seus colaboradores.

Além de já terem nascido conectadas com a internet, essas pessoas buscam por interações personalizadas, relevantes e práticas; são objetivas e querem resultados rápidos. Por isso, ao não conseguirem que suas expectativas sejam atendidas, elas se afastam, simplesmente vão embora.

Por essa razão, uma empresa que deseja satisfazer esse colaborador deve lhe ofertar um ambiente de qualidade, com experiências positivas, diferenciadas, desafiadoras e satisfatórias. O conceito também visa aumentar a participação dos colaboradores para ampliar a vantagem competitiva no mercado.

A importância de considerar as necessidades do colaborador

O RH é o grande responsável por fomentar as modificações que farão com que a organizações esteja mais próxima dos seus colaboradores. Esse setor detém as informações e os instrumentos necessários para elevar o relacionamento entre empresa e colaborador a níveis superiores, mais humanizados.

Entregar boas experiências significa, primeiramente, aceitar que os colaboradores sabem o que desejam para si próprios. Em segundo lugar, deve-se procurar entender as suas necessidades, preferências, intenções, atitudes e motivações individuais.

Por fim, a empresa precisa investir em tecnologias que possibilitem que as experiências desejadas se tornem realidade. Esse investimento viabilizará o mapeamento do que precisa ser realizado e permitirá aos profissionais do RH a colocação de um planejamento estratégico em ação.

Ao fazer pesquisas e sessões regulares de feedback, aplicar questionários ou usar aplicativos de autoatendimento, por exemplo, lança-se mão de processos e ferramentas relativamente simples para criar inúmeras possibilidades de soluções, promovendo, desse modo, a personalização em grande escala e com baixo custo.

Os benefícios de uma melhor experiência do colaborador

Como apontamos no início deste post, é amplo o leque de vantagens para as empresas que decidem focar na experiência do colaborador. Isso se dá porque a linha que separa a vida profissional da vida pessoal é cada vez mais tênue.

Em outras palavras, os indivíduos desejam que suas vivências bem-sucedidas fora dos portões da corporação ultrapassem os muros e cheguem também ao seu dia a dia no trabalho. Eles querem a oportunidade de modelar suas experiências no ambiente organizacional como o fazem fora dele.

Assim sendo, criar melhores experiências para o colaborador promove engajamento, retenção e produtividade, pois esses profissionais se envolvem mais com a empresa e com as suas funções. Como consequência, o que se obtém é uma melhoria significativa também no desempenho financeiro da organização.

É preciso entender que a experiência do colaborador não está apenas condicionada a elementos físicos, como salas de descanso e/ou de jogos, lanches ilimitados etc. Esses são, sim, alguns diferenciais, mas a oferta de opções de trabalho que levem em consideração os eventos pessoais de sua vida podem ajudar, de uma forma mais intensa, a atingir o seu potencial máximo, gerando valor para o negócio.

Agora que você já sabe como é importante considerar a experiência do colaborador, conte-nos o que a sua empresa tem feito a esse respeito.

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