Como transformar a cultura da empresa através do poder interior das pessoas3 minutos de leitura

A cultura de uma empresa é formada pelos valores e comportamentos compartilhados entre os colaboradores de uma organização. É de se esperar que com o passar dos anos haja uma certa mudança de identidade, à medida que novos colaboradores cheguem e outros saiam. É importante ficar atento a essas mudanças, de forma que a essência da empresa nunca se perca. Por outro lado, como transformar a cultura da empresa extraindo o máximo do poder interior das pessoas?

Uma cultura organizacional deve ser forte e capaz de manter os colaboradores motivados, este é um dos fatores cruciais para o desenvolvimento da empresa. Para que metas e resultados sejam alcançados, é necessário que todos os colaboradores estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa.

Caso sejam necessárias mudanças, toda a equipe deve participar do processo, de forma aberta e horizontal. Ouvir o que o colaborador tem a dizer, entender seus anseios e visão de futuro dentro da empresa possibilita construir uma cultura organizacional que funcione e torne o ambiente agradável, produtivo e com colaboradores engajados. Quando se sentem inseridos e pertencentes ao ambiente, sabem que têm voz e que suas opiniões serão ouvidas, a motivação se transforma em entrega e resultados.

Uma maneira de se construir esta cultura que ofereça resultados positivos é conhecer as personalidades, características e habilidades de cada colaborador. Compreender como ele se porta perante cada situação adversa e se o trabalho que ele entrega corresponde às expectativas é parte importante do processo. Por vezes, o rendimento do colaborador cai e ele se sente desmotivado, pois sabe que poderia resolver as situações de forma mais simples.

Ferramentas de avaliação de personalidade são de grande valia nesta etapa, uma vez que auxiliam no processo de conhecimento de pessoas. Por meio de testes e análises, é possível extrair traços de personalidade voltados ao relacionamento interpessoal e competências profissionais. Desta forma, pode-se avaliar de forma mais assertiva se o colaborador está exercendo o cargo ideal ou se pode ser realocado.

Pessoas precisam se conhecer internamente, saber identificar suas qualidades e fraquezas. É importante que tenham voz e se sintam bem acolhidas. Muito tem-se falado sobre culturas de empresas como Google, Facebook e muitas startups, que têm horário de trabalho flexível, não possuem dress code e disponibilizam salas de jogos e descanso. De nada valem estas benesses se servirem de fachada e se o clima do dia a dia for pesado. Lembre-se de que uma cultura organizacional de sucesso passa pelo bem-estar dos profissionais e quanto mais se conhecerem, tiverem conhecimento do seu potencial e poder interior, mais chances de ficarem felizes, motivados e alinhados com a empresa.

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