5 dicas para melhorar as relações de trabalho em sua empresa3 minutos de leitura

Manter as relações de trabalho de forma adequada nas empresas é algo muito importante para qualquer organização, uma vez que o bom resultado dos trabalhos depende da qualidade do relacionamento entre os colaboradores.

Por isso, é importante que os empresários e gestores de recursos humanos busquem por alternativas que melhorem a convivência entre os trabalhadores da organização. E, para que isso possa ser colocado em prática, listamos 5 dicas práticas. Veja, a seguir.

1. Promova ações de interação entre times

Promover pequenos eventos de interação entre as equipes, como almoços, happy hours e outros encontros fora do horário de trabalho é uma excelente opção para que os colaboradores se conheçam melhor, identifiquem gostos em comum e criem laços de amizade.

Essa cumplicidade criada fora do ambiente de trabalho fará com que os colaboradores se ajudem nos processos da empresa e consigam melhores resultados nas suas atividades.

2. Ensine a importância da empatia

Saber se colocar no lugar do outro é muito relevante para que haja a compreensão do porquê determinadas atitudes foram tomadas, por exemplo. É por isso que essa prática deve ser estimulada nas empresas.

Antes de julgar ou reclamar de algo feito por alguém, é recomendado que se busque visualizar a situação em um outro ângulo, compreender a posição em que o colega estava quando tomou determinada atitude.

3. Forneça treinamentos para dar feedbacks construtivos

Os gestores precisam ser treinados para que saibam dar feedbacks construtivos aos seus liderados, de modo que essas pessoas compreendam seus erros ou falhas e possam aprender com eles.

A ideia é que os feedbacks sirvam como uma verdadeira ferramenta de melhoria para o relacionamento entre líderes e liderados, que precisam desenvolver uma relação de confiança mútua.

4. Respeite as opiniões divergentes

Cada pessoa tem uma visão de mundo, uma forma de ver como as coisas acontecem, uma ideologia própria. Embora se busque sempre contratar pessoas com o mesmo fit cultural, é bem natural que as opiniões divergentes surjam nas empresas.

Assim sendo, é preciso estimular o respeito à diversidade. Ninguém precisa aceitar o pensamento do outro, mas respeitar a opinião alheia e não discutir determinadas questões é essencial para um bom relacionamento organizacional.

5. Evite as fofocas

As fofocas e conversas na popular “rádio corredor” são um grande malefício para as empresas. Tratam-se de informações muitas vezes infundadas, meros boatos e que nem sempre correspondem com a verdade.

Tais conversas podem envolver nomes de pessoas que podem se sentir magoadas com colegas e assim prejudicar o relacionamento com eles. Por isso, essa prática deve ser desestimulada e uma maneira de conseguir isso é por meio de uma comunicação interna sempre às claras.

Gostou das nossas dicas para melhorar as relações de trabalho na sua empresa? Então comece a colocá-las em prática agora mesmo, pois quanto antes elas forem realizadas, mais resultados positivos a organização terá.

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