Saiba o que são as hard skills e como elas são desenvolvidas4 minutos de leitura

Você conhece o conceito de hard skills e a sua importância para a gestão de pessoas? As hard skills são competências técnicas do profissional que podem ser objetivamente identificadas, quantificadas e comprovadas — por exemplo, por meio de diplomas, certificados e CV. São conhecimentos, ferramentas e técnicas invariáveis que permitem ao profissional dominar seu ofício, independentemente de onde ele trabalhe.

As hard skills não se confundem com as soft skills, habilidades diretamente vinculadas à personalidade e subjetividade do indivíduo, portanto, mais complexas de serem identificadas, quantificadas ou comprovadas. Essas habilidades interpessoais do profissional influenciam diretamente seu relacionamento no ambiente de trabalho.

Identificar e desenvolver hard skillls em candidatos e colaboradores são tarefas fundamentais para o crescimento de empresas em qualquer segmento, pois garantem assertividade nas contratações, segurança na retenção de talentos e um bom desempenho dos profissionais. A atuação do RH é essencial, tanto na avaliação e comprovação, como no incentivo e desenvolvimento das hard skills. Confira abaixo algumas dicas valiosas que podem auxiliar nesses processos!

Identificar hard skills relevantes no processo de recrutamento e seleção e filtrar as competências

No momento de escolher os futuros colaboradores, é preciso buscar os candidatos mais adequados: aqueles que reúnam hard skills relevantes para o cargo. Para isso, cabe definir de antemão quais serão as habilidades técnicas compatíveis e necessárias para preencher a vaga. Como ferramentas, podem ser utilizados sistemas de filtragem dos candidatos que agrupem as hard skills selecionadas.​

A empresa pode desenvolver plataformas de seleção com instrumentos de filtragem, como se valer da ajuda de parceiras. Desse modo, é possível escolher apenas os candidatos que tenham as hard skills desejadas para o cargo, facilitando o processo de seleção e recrutamento e aumentando as chances de sucesso dos futuros colaboradores.

Promover uma atuação ativa do RH para incentivar o desenvolvimento de hard-skills no ambiente de trabalho

Além de atuar no processo de recrutamento e seleção em busca de profissionais com qualificações técnicas essenciais, o RH tem a função de promover atividades a fim de incentivar o desenvolvimento de hard skills relevantes ao desempenho das tarefas nos cargos e setores de colaboradores da empresa.

É recomendável promover treinamentos contínuos para educação corporativa, capacitações constantes, ou até financiar cursos e especializações, por exemplo. Tais treinamentos, capacitações e cursos podem ser presenciais ou online, facilitando a conciliação com o trabalho na empresa.

Além disso, é possível realizar eventos internos como congressos, palestras, debates e workshops que visem desenvolver as hard skills dos colaboradores. Cabe ressaltar que não é obrigatório contratar professores ou palestrantes, pois é possível se utilizar dos talentos internos da empresa para repassarem conhecimentos aos colegas.

Estabelecer planos individuais para os colaboradores

Outro modo de desenvolver hard skills em colaboradores é elaborar um plano profissional que se adapte aos limites e competências individuais desses colaboradores. Isso pode ser feito no momento da contratação e ao longo da trajetória dos colaboradores na empresa, e aumentará progressivamente suas habilidades técnicas.

O desenvolvimento das hard skills por meio de planos individuais trará benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Esta última poderá contar com uma equipe mais competente, equilibrada, produtiva e eficiente.​ Quanto aos colaboradores, esses terão chances de crescimento profissional, aumento da motivação e novas oportunidades dentro da empresa.

Você já aprendeu que as hard skills são qualificações quantificáveis do profissional que: devem ser buscadas e desenvolvidas pela empresa para uma gestão de pessoas eficientes. Para isso, é possível se valer de métodos de filtragem dos candidatos durante o recrutamento e seleção, de promoção de atividades visando incentivar o desenvolvimento de hard skills no ambiente de trabalho e de estabelecimento de planos individuais os colaboradores.

Assim, o time de Recursos Humanos deve estar apto a identificar e promover as hard skills desde a contratação dos profissionais certos até a implementação de atividades e  projetos de desenvolvimento.

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