Saiba identificar um líder dentro da empresa4 min read

Não é difícil perceber que dentro de uma equipe de trabalho algumas pessoas se destacam em determinadas funções. Cada colaborador é único e, quanto maior for a sua autonomia, mais ele demonstrará seu potencial. Tentar enquadrar pessoas em um padrão ideal torna o grupo empobrecido, perdendo em inovação e criatividade.

Nesse cenário, algumas pessoas mostrarão mais — ou menos — aptidões para liderança. Outras vezes, esse reconhecimento virá até mesmo da própria equipe, que o elegerá como referência. E você: saberia como identificar um líder dentro da sua empresa?

No post de hoje, trouxemos dicas importantes para ajudar você nessa tarefa, a fim de administrar cada vez melhor os talentos em sua organização. Acompanhe!

Observe a capacidade de autogestão

Segundo o autor de best-sellers, Ram Charan, existem diversos níveis de liderança, os quais são desenvolvidos por meio do aprendizado e das vivências. Para ele, o primeiro passo para um líder é saber gerenciar a si mesmo. Apenas depois de adquirir essa capacidade é que se está pronto para gerenciar outra pessoa.

Observando essa primeira característica em seus colaboradores, é possível encontrar um líder que já faça parte do time. Isso traz vantagens interessantes. Uma delas é o fato de esse colaborador se encontrar adaptado à cultura organizacional, possivelmente conhecendo de antemão todas as necessidades da empresa e podendo colocar suas soluções em prática mais rapidamente.

Verifique o que pode ser melhorado

Existem, porém, muitas características falsamente ligadas à liderança, sobre as quais as pessoas acabam criando ideais completamente distorcidos. O mais comum, por exemplo, é a atitude de “chefe”, que ainda é associada a um perfil de líder, mesmo que colaboradores assim estejam cada vez em menor quantidade. 

Então, vamos falar, portanto, sobre o que não é, necessariamente, o perfil adequado para determinar um bom líder para a sua empresa, ou ao menos para chamar a atenção para o que deverá ser melhorado.

O rival

Esse é facilmente nomeado com o clichê “líder nato”. Contudo, esse tipo de comportamento, de querer vencer o outro a todo momento, pode se tornar uma armadilha, pois a tarefa de liderança envolve características fortes ligadas ao coletivo, o que é vital para a empresa. 

É importante, entretanto, diferenciar rivalidade de competição. Pessoas com perfis competitivos são aquelas motivadas por desafios, que se mostram dispostas a enfrentar os obstáculos inerentes às circunstâncias. Aquele com perfil de rivalidade, por sua vez, tem prazer em provocar disputas para obter triunfo, e tem vontade de derrotar o outro e afirmar sua posição de primazia ou domínio.

Pessoas com muita necessidade de aprovação precisam desenvolver mais sua segurança para, posteriormente, não se colocarem em rivalidade com seus liderados. Aquele que está focado somente em si dificilmente conseguirá enxergar o potencial do outro. 

O prestativo

Existe também aquele membro que acaba concentrando muitas tarefas por “ser gentil demais”. De fato, é importante ter espírito de equipe. Porém, muitas vezes, o que leva alguém a esse tipo de ação é a dificuldade em dizer “não”. Um líder precisa equilibrar necessidades individuais e coletivas, pensando, também, nas estratégias da empresa.

Características para identificar um líder

Já foram vistos dois exemplos de perfis que ainda precisam ser trabalhados para que esses colaboradores possam se tornar bons líderes. Agora, serão destacadas algumas características desejáveis para quem vai ocupar uma função de liderança na sua empresa. 

Conhecimento

Além dos elementos comportamentais, um líder precisa ser aquele que possui um bom nível de conhecimento sobre o objeto de trabalho. É preciso dominar, também, os procedimentos da empresa, como ferramentas de gestão, de comunicação interna e externa, estratégias de negócio, etc. 

Autoconfiança

Diferentemente do que se possa achar, autoconfiança não é uma característica de alguém que se acha perfeito. Ao contrário disso, quanto maior for a confiança em si, maior a capacidade de reconhecer um erro e aprender com ele. Alguém que conhece suas habilidades não tem medo de demonstrar suas limitações. 

Empatia 

Isso significa que ele precisa ser uma pessoa capaz de se colocar no lugar do outro e enxergar o seu ponto de vista. Esse fator é o que atrai a identificação dos outros e faz com que eles queiram ser lideradas por aquela pessoa. 

Para liderar e motivar uma equipe, é preciso muito mais que vontade de ser líder, é necessário ter uma maturidade pessoal e profissional que não está atrelada à idade, necessariamente, mas, sim, a desenvolvimento e aprendizado. 

Agora que você já consegue identificar um líder para sua empresa, aproveite e leia também este artigo sobre Recrutamento Interno e saiba mais sobre o assunto!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo