Pessoas com habilidades e características diferentes na mesma equipe de trabalho. Funciona?3 minutos de leitura

Quando empresas estão à procura de novos talentos, algumas dúvidas surgem a respeito do perfil de candidatos. No geral, há uma tendência de buscar sempre pelo mesmo perfil, baseando-se no tipo de negócio e atribuições do cargo, porém, será que isso é mesmo o ideal?

Empresas de sucesso têm investido em equipes plurais e creditam maior sucesso a essa escolha. Para avaliar melhor, separamos algumas dicas para lidar com personalidades diferentes na mesma equipe de trabalho. 

O líder deve saber lidar com características diferentes na mesma equipe

O que isso significa? Toda relação de equipe depende do manejo do seu líder. Quando se está diante de uma equipe diversificada, tanto em um nível comportamental quanto técnico, é preciso ter um líder preparado para lidar com suas demandas. Alguns dos conhecimentos importantes que vão ajudar seu desempenho são:

Esse tipo de conhecimento, oferecido em forma de treinamento, curso ou qualquer outro tipo de método, aumentará o repertório intelectual e cultural do líder, influenciando diretamente no seu estilo de liderança e nas suas decisões. É imprescindível, portanto, que a empresa tenha um olhar para a área de Treinamento e Desenvolvimento, investindo em seus gestores. 

É importante avaliar a cultura organizacional 

Será que sua empresa está preparada para lidar com diferentes perfis? Esse questionamento precisa ser levantado, pois quanto mais engessada for a cultura e mais tempo ela estiver assim, maior será a necessidade de realizar adaptações para receber um novo perfil de colaboradores. 

O conceito de cultura organizacional abrange os comportamentos e os perfis que costumam ser valorizados pela empresa, assim como as relações que se estabelecem, tanto em um nível hierárquico quanto informal. Sendo assim, não são só as pessoas que possuem uma personalidade, as organizações também apresentam suas crenças comuns, seus valores e estilos de relacionamento. 

Investir em inovação para receber novos perfis

Mudanças são parte importante no caminho de organizações, principalmente aquelas que estão buscando recuperar resultados ou alcançar de uma vez por todas seu sucesso. A inovação, nesse sentido, se torna uma peça-chave para essas transformações, uma vez que variáveis externas, como a competitividade, exigem uma constante modernização. 

Para lidar com pessoas que possuem características e habilidades diferentes em uma mesma equipe, é preciso manter um mínimo de padronização em procedimentos e, ao mesmo tempo, garantir certo grau de autonomia para os colaboradores. Isso ocorre porque cada pessoa necessita de condições diferentes para desenvolver seus potenciais, logo, a liberdade e a possibilidade de criar abrem um espaço para isso acontecer. 

Diversidade e tecnologia: uma tendência atual

A tecnologia se tornou uma grande aliada de recrutadores, gestores e diferentes tipos de lideranças, pois ela oferece essa combinação entre padronização — o que simplifica a rotina e otimiza o tempo — e autonomia, que diminui drasticamente o nível de dependência entre líderes e liderados para a realização de tarefas e obtenção de informações. 

Hoje, é possível avaliar candidatos por meio de testes psicológicos online, assim como existem softwares que desempenham funções que antes atravancavam o dia a dia. A busca por perfis diversificados é um reflexo de um mundo globalizado, em que a internet desempenha um papel fundamental de aproximar culturas e potencializar os efeitos das diferenças entre as pessoas. 

Quer saber mais sobre gestão de equipes? Veja também 3 dicas para formar uma equipe de alta performance.

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo