People analytics: saiba agora o que é o RH orientado por dados3 minutos de leitura

Os dados podem servir a diversos objetivos nas empresas, entre eles, para que o departamento pessoal possa avaliar a personalidade dos colaboradores da organização. Esse trabalho recebe o nome de People Analytics.

Neste post, vamos esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto. A ideia é explicar o que é, como funciona, quais são os tipos de informações coletadas e os objetivos dessa ferramenta. Leia até o fim!

O que é e como funciona o People Analytics?

É chamado de People Analytics o processo pelo qual os gestores de RH utilizam de dados para entender os comportamentos e a personalidade dos funcionários de uma empresa em seu local de trabalho.

Por meio dessa ferramenta é possível estimar se as pessoas estão tristes ou felizes, se são ou não criativas, se são especialistas, líderes ou seguidores, entre outros.

Quais tipos de informação podem ser coletados com o People Analytics?

As fontes para essas informações são diversas e é preciso habilidade para organizar todos os dados de maneira eficiente. Saber lidar com Big Data é quase um pré-requisito para trabalhar com o People Analytics.

Publicações nas redes sociais dos colaboradores, resultados de testes de personalidade realizado pelos psicólogos da empresa, avaliações de desempenho feitas pelo líder de setor, entre outras, podem ser utilizadas.

Quais são os objetivos dessa ferramenta?

O People Analytics pode ser útil em diversas situações no setor de RH. Na sequência, explicaremos as principais delas. Veja:

Acompanhar o desempenho da equipe

Com base nos dados, é possível acompanhar como as equipes de uma empresa estão evoluindo.

Além disso, pode-se avaliar o grau de evolução e crescimento dos colaboradores individualmente, desde quando eles entram na empresa. Isso é essencial para criar planos de carreira, por exemplo.

Mensurar a produtividade

O People Analytics permite analisar a real produtividade dos ambientes de trabalho. Assim, com base nos dados analisados, o RH consegue planejar e promover mudanças para melhorar o desempenho e produtividade das equipes, caso seja detectado que essa característica está em baixa.

Contratar de forma estratégica

As contratações também podem ser beneficiadas pelo People Analytics. Isso se justifica porque os dados de candidatos às vagas da empresa também podem ser cruzados e analisados.

Assim, os recrutadores terão mais subsídios para fazer contratações estratégicas.

Tomar decisões mais inteligentes

Finalmente, o apuramento e acompanhamento de dados das pessoas também possibilita que não apenas o setor de RH, como todas as áreas da empresa possam tomar decisões mais inteligentes.

Afinal, o capital humano é o mais valioso de uma empresa, e é preciso se conectar ao pensamento e subjetividades dos colaboradores que movem a organização. Desse modo, é possível coletar dados por meio de uma avaliação de personalidade, o que pode ajudar no momento de desenvolvimento e análises dos colaboradores.

O People Analytics é o futuro do setor de RH e é fundamental que você conheça e aprofunde os seus conhecimentos sobre essa importante ferramenta. Temos certeza de que você ainda ouvirá falar muito desse conceito no futuro.

Gostou do nosso artigo? Que tal então compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas conhecerão essa importante ferramenta, cada vez mais utilizada pelos setores de RH das empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo