O que é inbound recruitment e quais são seus benefícios para o RH?3 min read

Qual é o diferencial da sua empresa ao recrutar talentos? Se não soube responder, significa que você precisa conhecer o inbound recruitment. Essa é uma técnica que surgiu recentemente no mercado e tem ganhado cada vez mais espaço na área de RH.

Trata-se de uma estratégia baseada no inbound marketing, uma técnica para atrair clientes para produtos e serviços por meio do marketing de conteúdo. O objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e envolver candidatos qualificados.

Aposto que ficou interessado! Para entender melhor o que é e quais os principais benefícios do inbound recruitment, é só continuar a leitura!

O que é o inbound recruitment?

Traduzindo para o português, esse termo significa “recrutamento de entrada”. É uma forma de recrutamento em que a empresa continuamente atrai candidatos e os fazem escolher a própria organização. A estratégia é dividida em 4 passos.

1. Atração de talentos

A ideia é fazer com que os bons profissionais acessem suas redes sociais, seu site de carreira ou se inscrevam em um programa de emprego, ou seja, trazer as pessoas até você.

2. Conversão de visitantes em candidatos

O melhor jeito de converter os visitantes é criando um relacionamento. Para isso, é interessante produzir artigos, e-books e outros. O email é o principal canal de comunicação nessa etapa.

3. Contratação rápida

Como o próprio nome já diz, esse passo é destinado à contratação dos verdadeiros talentos. Nele, serão realizadas as entrevistas, avaliações psicológicas, dinâmicas de grupo e outros.

4. Engajamento dos colaboradores

É a etapa que acolhe e fideliza os novos colaboradores. O ideal é ter um processo de integração bem definido, pois, mais difícil do que atrair talentos, é mantê-los. Você pode colocar tudo a perder se não executar bem essa ação.

Quanto à diferença entre inbound e outbound recruitment, a resposta é simples: enquanto no primeiro caso os candidatos vêm até sua empresa, no segundo você deve procurar por eles.

Quais são os benefícios do inbound recruitment?

Rapidez no processo

Com um banco de talentos compatível com o perfil que a empresa deseja contratar, não será mais necessário abrir um processo seletivo toda vez que for recrutar pessoas. As informações com os melhores profissionais já estarão disponíveis para você.

Redução de custos

Com um processo mais rápido, menor será o tempo que o RH vai dispor para realizar o recrutamento. Dessa forma, o setor se torna mais produtivo, reduz os gastos com divulgação de vagas, tem uma taxa de turnover menor e contribui para aumentar a lucratividade da organização.

Alinhamento os profissionais com a cultura organizacional

Quem não quer ter uma equipe alinhada com a cultura organizacional? Quando utilizado com outras ferramentas, como é o caso da avaliação de personalidade, o inbound recruitment pode garantir esse alinhamento e contribuir para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Pode-se perceber que essa estratégia surgiu para dar suporte ao RH no que se refere aos desafios do recrutamento. Lembre-se que é preciso contar com as pessoas certas para fazer o seu negócio crescer. Invista no capital intelectual!

E você, vai ficar de fora das tendências do mercado? Claro que não! Assine nossa newsletter agora mesmo para ter acesso a conteúdos sobre inbound recruitment e muito mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo