Entenda a importância do headcount para um RH mais estratégico3 minutos de leitura

A atuação do setor de Recursos Humanos sofreu várias mudanças nos últimos anos. Mais do que nunca, é importante que essa área atue de forma estratégica para melhorar o desempenho da empresa como um todo. Analisar dados, por exemplo, tornou-se fundamental para obter esses resultados e, entre os indicadores a serem utilizados, podemos destacar o headcount no RH.

Se você não está familiarizado com o conceito ou não conhece sua importância para a tomada de decisões nesse setor, é hora de saber mais sobre o tema. Para ajudar, vamos falar o que o indicador representa, sua importância e como usá-lo de maneira mais eficiente. Acompanhe!

O que é o headcount?

Traduzindo o termo diretamente do inglês, ele significa “contagem de cabeças”, ou seja, é o nome dado ao indicador que representa o número de colaboradores de um setor específico ou um número total de funcionários da empresa. Portanto, trata-se de um indicador que faz o departamento de Recursos Humanos ser mais eficiente. 

Como esse indicador contribui com um RH mais estratégico?

Apesar de ser simples, isso não significa que a importância do headcount no RH é pequena. Pelo contrário, com essa métrica, você pode compreender melhor diversos aspectos da empresa. Por exemplo, é possível comparar a contagem de colaboradores em diferentes áreas, identificando aquelas que mais exigem força de trabalho manual e as que requerem profissionais bastante especializados e/ou estratégicos.

Como aplicar o headcount no RH de forma mais eficaz?

Ao compreender esse indicador, você ainda precisa entender como aplicá-lo melhor em seu dia a dia e como analisá-lo. Veja estas dicas!

Desenvolva um organograma para o negócio

Antes de poder avaliar a demanda por profissionais em cada setor, você precisa entender quais são os cargos, a função atribuída a cada um deles, entre outras informações. E o melhor ponto de partida para fazer isso é a partir da criação de um organograma que detalha o fluxo de trabalho dentro do negócio.

Avalie a demanda de cada setor

Com o organograma mais detalhado dos cargos e funções dentro de cada setor, você terá mais facilidade para utilizar o headcount no RH. Uma análise de demanda serve para avaliar não só se a quantidade especificada de vagas é necessária, mas também se há algum desfalque não percebido em qualquer uma das equipes dentro da empresa.

Revise as descrições de cada cargo

Por fim, você deve fazer uma avaliação aprofundada da descrição de cada cargo, determinando se deve ajustar suas atribuições ou se ele ainda é útil para a empresa. Realize conversas com os gestores de cada área e entenda como está a eficiência de cada time, se os colaboradores possuem competências exigidas para cada função e se a quantidade de colaboradores é suficiente para atender à demanda.

Agora que você entendeu por que e como usar o headcount no RH, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Além desse, há vários indicadores que você deve utilizar em um RH estratégico. Quanto mais dados você coletar, melhores serão suas análises e decisões.

Quer continuar aprendendo a aprimorar seu trabalho de RH? Então, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber nossas melhores informações em primeira mão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo