Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Entenda a importância da aprendizagem organizacional » Blog Avaliação de Pessoas
Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Entenda a importância da aprendizagem organizacional3 minutos de leitura


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

A aprendizagem organizacional é algo tão importante quanto a definição de metas ou a organização dos processos diários, pois garante que a companhia tenha profissionais competentes, com estratégias atuais e know-how para se manter na vanguarda.

Na realidade, sem um processo de aprendizagem contínua, dificilmente uma companhia se manteria ativa no mercado. O motivo é simples: tudo está mudando muito rapidamente e é necessário se adaptar a essas transições, de forma ágil e eficaz.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Com ele você vai entender com mais clareza o que é aprendizagem organizacional, bem como seus benefícios e principais modais usados para esse aprimoramento. Boa leitura!

O que é aprendizagem organizacional?

O ser humano sempre precisa de novos conhecimentos, seja para planejar suas férias ou para arquitetar uma casa. Em uma empresa não é diferente: o conhecimento é parte indissolúvel do seu sucesso, garantindo uma atuação mais enxuta, eficiente e assertiva.

A grosso modo, a aprendizagem organizacional refere-se ao ato de absorver novos conhecimentos, seja por meios tradicionais, como o treinamento e desenvolvimento dos funcionários, ou mais modernos, como a aplicação de estratégias de benchmarking.

Mas é importante destacar que o conhecimento por si só não representa vantagem competitiva, ele também deve ser aplicado! Desse modo, não basta indicar programas de capacitação, é preciso estimular os funcionários a aplicar o que foi aprendido no dia a dia.

Qual é a importância da aquisição de novos conhecimentos

Adquirir novos conhecimentos custa tempo, dinheiro e, não poucas vezes, diversos erros para a empresa. Mas deixar o assunto de lado pode custar muito mais caro, colocando todo o negócio no caminho certo para o insucesso.

Conheça, agora, os principais benefícios de investir em aprendizagem organizacional:

1. Maior eficiência nas atividades diárias

Quando há conhecimento, é possível que as atividades do dia a dia sejam realizadas em menor tempo e com mais eficácia. Isso contribui para que os indicadores internos melhorem, bem como para a capacidade da companhia se manter à frente da concorrência. Quando não há conhecimento, por outro lado, tudo fica mais travado e prejudica o negócio.

2. Maior valor do capital humano

Não é raro ouvir que os funcionários são o maior diferencial competitivo de uma empresa, e isso é verdade! O motivo é que eles têm o know-how necessário para o cumprimento das atividades, bem como a capacidade de desenvolver novas soluções para os problemas que existem. Ao investir na aprendizagem, é possível desenvolvê-los ainda mais.

3. Maior satisfação dos clientes finais

Outro bom motivo para investir no aprendizado é a satisfação dos clientes. Empresas que entendem e atendem com qualidade seu público-alvo conseguem se manter na vanguarda por muito mais tempo, fidelizando os clientes e destacando-se dos concorrentes. Mas o aprendizado deve ser contínuo; afinal, as expectativas e necessidades dos clientes mudam.

Quais são as principais fontes de aprendizagem

Como é possível observar, o conhecimento é algo realmente importante, independentemente do tamanho ou faturamento da empresa. A questão é: quais são as fontes que nutrem esse aprendizado e desenvolvimento? Elas são muitas, mas separamos aqui as principais:

  • programas de treinamento e desenvolvimento;

  • erros do dia a dia (desde que se aprenda com eles);

  • benchmark (monitoramento) da concorrência;

  • pesquisas de satisfação com os clientes finais;

  • monitoramento de fatores macroambientais (como novas tendências de mercado);

  • estrutura e análise de grandes volumes de dados (Big Data);

  • relações interpessoais e a cultura organizacional.

Agora que você está por dentro do assunto, faça uma avaliação da sua empresa e veja o quanto essas fontes estão sendo usadas, depois defina como poderá melhorar isso. Lembre-se de que mesmo as falhas podem se tornar uma fonte de aprimoramento, desde que bem utilizada. No final, todo o empreendimento será beneficiado, em seus diversos níveis e áreas.

Gostou do conteúdo? Está pronto para otimizar a aprendizagem organizacional? Agora, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais!


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Warning: Use of undefined constant PWP_NAME - assumed 'PWP_NAME' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/mu-plugins/mu-plugin.php on line 114

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo