Desenvolvendo a liderança: afinal, é um dom ou uma habilidade?3 minutos de leitura

Os bons e os maus líderes nos ensinam o que é a liderança: os bons, pelo seu desempenho e pela forma como conseguem atingir objetivos junto aos seus liderados, mantendo-os motivados; os maus, por mostrarem o que não é liderar, de forma a não conseguir um domínio sobre o trabalho em grupo, sobre suas metas e o engajamento das pessoas.

Em parte, todo mundo sabe o que é liderar e reconhece quando está diante de um líder de verdade. No entanto, quando falamos sobre as suas características e sobre a liderança ser uma habilidade ou um dom, fica mais difícil explicar, pois esse é um conhecimento mais complexo.

Diante disso, falaremos aqui sobre as características de um líder e vamos analisar se elas podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, desde que certas condições estejam envolvidas no processo de aprendizagem. Veja quais são e conheça alguma técnicas para desenvolver a liderança!

Principais características de um líder

A essência da liderança está na capacidade de influenciar pessoas. Influenciar aqui não é necessariamente no sentido de persuadir, mas de oferecer conhecimentos ou ferramentas que gerem impacto real no outro a ponto de direcioná-lo para alguma tarefa/caminho/atitude. Nesse caso, “inspiração” é a palavra mais adequada para se referir a essa característica.

Entretanto, até ter a capacidade de inspirar pessoas, um líder precisa adquirir outras habilidades. Essas habilidades formarão um perfil favorável, tornando o indivíduo preparado para gerenciar uma equipe e motivá-la a evoluir constantemente.

Conheça as principais características de líderes e veja depois se elas podem ou não ser desenvolvidas:

  • trabalhar em busca de resultados;

  • estimular sua equipe;

  • assumir responsabilidades;

  • conhecer tecnologias que beneficiem a organização (olhar para a inovação);

  • educar colaboradores pela própria conduta;

  • reconhecer suas limitações;

  • gostar de trabalhar em equipe;

  • acreditar na inteligência coletiva;

  • tomar decisões sempre que for necessário;

  • levar em conta a vontade do grupo;

  • reconhecer méritos;

  • oferecer feedback;

  • reconhecer o colaborador como um ser integral, dotado de características pessoais.

Diante dessas habilidades, é possível perceber que não existe uma fórmula mágica para a liderança, nem mesmo um perfil comportamental que possa ser traduzido em poucos adjetivos.

Mais do que isso, percebe-se que não há como falar de um líder sem levar em conta o contexto de atuação e as variáveis organizacionais que fazem parte das suas funções.

Desenvolvendo a liderança: habilidade ou dom

Com tudo o que foi dito até aqui, não é difícil concluir que a liderança pode sim ser aprendida e que a diferença entre aquelas pessoas que parecem ter nascido para liderar e as que não têm jeito nenhum é mesmo a motivação para se tornar um líder e aprender o que for preciso para tal.

Para mostrar o caminho do desenvolvimento da liderança, conheça agora 5 técnicas que fazem parte da trajetória de quem quer se tornar um ótimo líder:

  1. técnicas de desenvolvimento pessoal (autoconhecimento);

  2. cursos presenciais e online;

  3. coaching;

  4. trabalhos em grupo;

  5. cursos em forma de aventuras reais, com foco em liderança.

Todas as técnicas acima oferecem uma combinação de desenvolvimento intelectual e práticas específicas voltadas para o processo de liderança. O autoconhecimento, especificamente, é uma característica que qualquer pessoa precisa buscar, uma vez que determina até onde o indivíduo poderá crescer — até mesmo no aspecto profissional.

Com isso, o dom como justificativa para o destaque de determinadas pessoas em posições de liderança perde o sentido quando olhamos para o processo dessa forma. Por sua vez, a abordagem que privilegia as habilidades oferece uma visão mais próxima da realidade, mostrando que qualquer pessoa pode desenvolver a liderança.

Gostou de saber que você pode exercer uma função de liderança por meio do aprendizado de habilidades? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e mostre aos seus amigos que eles também podem ser ótimos líderes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo