Conheça 4 desafios atuais do setor de RH e entenda como superá-los3 min read

São muitos os desafios do RH: o setor precisa lidar com tecnologias cada vez mais específicas, contratar pessoas talentosas e entregar resultados reais à organização. Mas, nem sempre é fácil equilibrar tudo isso! Por isso, o gestor de pessoas deve estar preparado, disposto a mudar e sempre buscar modernas soluções.

Nesse sentido, reunimos uma série de informações sobre o tema. A seguir, você vai entender quais são os desafios do RH e como superá-los. Leia com atenção os próximos tópicos!

1. Contratação de profissionais competentes

O mercado de trabalho está repleto de profissionais em busca de emprego. Infelizmente, muitos não têm as competências técnicas e comportamentais mínimas. Mas isso não acontece só no Brasil! No restante do mundo, 38% dos empregadores também têm dificuldades com a contratação.

Uma boa solução é aliar o setor de RH ao marketing, objetivando construir uma forte marca empregadora, que sirva como ímã de talentos. Esse movimento já está sendo feito por algumas das empresas mais bem-sucedidas, chamado de employer branding.

2. Modernização da gestão de pessoas

O RH é um que está cada vez mais digital e conectado. De acordo com a Deloitte, 56% das companhias estão reformulando seus processos de RH para aproveitar as ferramentas digitais. Essa modernização, no entanto, também envolve o desafio da mudança.

Porém, mudar não é fácil! As pessoas precisam aprender novas maneiras de fazer o que já é feito, e isso nem sempre é bem-vindo. Portanto, a melhor estratégia é criar uma cultura que valorize o que é novo, aberta à comunicação. Além disso, é preciso deixar claro que a nova tecnologia está vindo para somar, e não para substituir qualquer profissional.

3. Apresentação da importância do RH

Segundo matéria da Harvard Business, empresas com boas práticas de RH tem um desempenho 51% superior ao restante do mercado. Outro estudo mostra que negócios que geram bem-estar aos funcionários são, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. O problema é que, na prática, é um desafio apresentar a eficácia do RH à empresa.

Para superar esse desafio, o recomendado é monitorar os indicadores de desempenho e elaborar relatórios que mostrem os benefícios do RH à saúde e crescimento do negócio. Indicadores de assiduidade, produtividade, satisfação e turnover são bons exemplos.

4. Retenção de profissionais talentosos

Reter profissionais talentosos é um grande desafio. Na prática, são muitos os motivos pelos quais uma pessoa pode deixar a empresa, como uma proposta melhor fora da organização ou o pouco apreço pelo líder imediato. De todo modo, o RH é prejudicado.

Por essa razão, é preciso criar uma forte política de retenção, bem como construir um ambiente de trabalho que gere bem-estar. O mais importante é contratar com base no fit cultural, isto é, selecionar gente alinhada à cultura da empresa. Para tanto, o ideal é contar com uma avaliação de personalidade que possa auxiliar no processo de contratação.

Esses são alguns dos desafios do RH, mas não os únicos! O profissional de gestão de pessoas deve estar atento ao que acontece dentro e fora da empresa, objetivando encontrar soluções aos desafios existentes, de modo que todos sejam beneficiados!

Gostou do nosso artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e manter seus amigos por dentro do tema. Vamos lá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo