Aprenda agora mesmo a otimizar o ROI de recrutamento e seleção da empresa3 minutos de leitura

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica muito utilizada em diversas áreas nas empresas, como no marketing, na logística, entre outras. O que pouca gente sabe é que esse cálculo também pode ser feito no setor de recursos humanos, por meio do ROI de recrutamento e seleção.

Neste post, você saberá mais sobre o assunto e compreenderá o que é o ROI de recrutamento e seleção, como ele funciona, quais são as medidas que podem melhorá-lo e como uma ferramenta de avaliação de personalidade pode ajudar a obter resultados mais precisos.

Continue a leitura e obtenha todas essas informações agora mesmo!

O que é e como funciona o ROI de recrutamento e seleção?

Quando aplicado no setor de RH das empresas, o ROI visa mensurar o retorno que a organização teve ao realizar um processo de recrutamento e seleção para uma determinada vaga.

Para calcular o ROI, basta aplicar uma fórmula simples, em que o valor ganho pela organização em uma ação é dividido pelo valor investido. Desse modo, a expressão matemática é a seguinte: ROI = valor ganho / valor investido

Apesar de a fórmula ser facilmente calculada, alguns fatores do processo de recrutamento e seleção são um pouco complexos de serem mensurados numericamente. No cálculo, devem ser consideradas a qualidade da contratação, o impacto que os novos colaboradores causaram na empresa, o engajamento da equipe etc.

Que ações podem ser medidas e o que pode ser feito para melhorar o ROI?

Para que o ROI de recrutamento e seleção apresente sempre resultados positivos para a empresa, existem algumas medidas que podem ser adotadas. Veja!

Aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores

É importante que a empresa sempre invista em recursos que proporcionem a constante aprendizagem e desenvolvimento de seus colaboradores. Promover cursos, palestras, workshops, entre outras ações é algo importante de ser feito.

Melhoria nos relacionamentos

Proporcionar um melhor relacionamento, embasado no respeito mútuo, e incentivar as trocas positivas entre os colaboradores da empresa é muito relevante. Para isso, podem ser utilizados diversos recursos de endomaketing, como eventos internos para motivar colaboradores e uso estratégico dos meios de comunicação.

Implementação da cultura do feedback

Para que se possam fazer melhorias, é necessário conhecer as opiniões dos colaboradores acerca da empresa e seus processos. Por esse motivo, deve ser implementada a cultura do feedback, incentivando as pessoas a conversarem e darem retorno às suas chefias.

Como uma ferramenta de avaliação de personalidade ajuda a obter resultados mais precisos?

A avaliação de personalidade pode ser uma grande aliada do setor de RH para garantir resultados mais precisos na mensuração do ROI. Afinal, esse tipo de teste possibilita que se conheça mais a fundo o perfil de cada entrevistado em um processo seletivo e no desenvolvimento dos colaboradores. Isso faz com que as contratações sejam mais estratégicas e que as pessoas certas sejam escolhidas para cada vaga.

Gostou de saber mais sobre o ROI de recrutamento e seleção? Como você pode perceber, uma ferramenta de avaliação de personalidade pode contribuir muito para que ele seja mais positivo.

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