Como a avaliação de pessoas ajuda o desenvolvimento de funcionários

A avaliação de pessoas, também conhecida como avaliação de desempenho, é uma importante aliada da empresa, no que diz respeito ao crescimento de seus funcionários. Contudo, se não utilizada de maneira correta e se não lhe for dada a devida importância, dificilmente será obtido o resultado esperado.

Esse processo deve fazer parte de todas as empresas, desde aquelas de pequeno porte até as maiores, uma vez que sempre há o que melhorar em seus processos, trazendo maiores resultados no desenvolvimento do funcionário e redução de custos.

O que é a avaliação de pessoas?

Consiste em um processo de conhecimento e análise de desempenho dos colaboradores, sendo realizada pelos superiores imediatos, visto que são eles que conhecem melhor a função avaliada, possuem relacionamento profissional direto com os avaliados e sabem das deficiências e oportunidades da área.

A periodicidade da avaliação depende da necessidade de cada empresa, sendo mais comuns as avaliações semestrais e anuais.

Para que serve?

Serve para que a empresa conheça melhor o seu capital intelectual e corrija problemas de rendimento, sendo excelente ferramenta de aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários.

A avaliação bem feita indica aos gestores quais pontos devem ser melhorados no que diz respeito aos recursos humanos. A partir dos resultados, realizam-se treinamento e cursos para suprir as necessidades e falhas, priorizando as melhorias nas áreas que mais afetam o crescimento da empresa.

Serve, também, para um remanejamento interno com base no perfil apresentado na avaliação, que busca aumentar a eficiência, além de ser um feedback para os colaboradores, que melhoram o desempenho, e traz vantagens competitivas para a empresa.

Quais são as formas de avaliação?

As formas de avaliação variam, assim como a periodicidade com que é realizada. Cabe ao RH analisar qual será mais bem recebida e que trará os resultados que a empresa busca, podendo haver mudanças na forma de avaliação para se adaptar melhor ao que é proposto.

A autoavaliação é um método muito comum, pois possibilita ao funcionário analisar o seu rendimento e o torna mais aberto a receber os resultados obtidos através do seu superior. 

Existem também a avaliação de resultados, a de objetivos e de potencial, que não abordam somente a análise comportamental e de personalidade, mas agregam também as respostas obtidas diante das metas estabelecidas anteriormente, os objetivos que foram alcançados e o potencial de crescimento do funcionário dentro da organização.

Como ferramentas de avaliação podem ajudar?

Estão disponíveis no mercado ferramentas de avaliação eficazes, que têm sido muito usadas pelas empresas devido sua precisão, tanto para processos de contratação quanto de promoção. Boas ferramentas de avaliação permitem uma ampla combinação de respostas, cruzamento de dados e a emissão de relatórios completos, tendo como resultado a avaliação de personalidade e potencialidades dos colaboradores. Essa solução vem ganhando cada vez mais espaço no mercado!

Uma avaliação de pessoas bem realizada permite que a empresa explore melhor o que cada funcionário tem a agregar para o crescimento da empresa, levando a aumento de produtividade e redução de gastos.

É importante que os prazos estabelecidos para a realização e os resultados sejam obedecidos, para que a ferramenta seja valorizada pelos colaboradores e para demonstrar respeito aos funcionários, que ficam ansiosos pelo retorno por parte de seus superiores.

A empresa pode adotar formas de compensação, como prêmios, por exemplo, para os que obtiveram melhores resultados, a fim de motivar e incentivar o crescimento contínuo.

E na sua empresa, como é realizada a avaliação de pessoas? Deixe o seu comentário abaixo para que possamos compartilhar experiências.

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos