Gestão de performance profissional: conheça 5 tendências para 20193 min read

A gestão de performance profissional é um assunto de muito interesse dos profissionais de Recursos Humanos, visto que essa é uma área que acompanha o desempenho dos colaboradores da organização.

Dentro desse contexto, é interessante que se busque sempre a compreensão das principais tendências do setor, de modo que a performance profissional possa ser sempre avaliada.

Pensando em trazer o que há de mais moderno sobre o assunto, desenvolvemos este post, que mostrará as principais novidades em relação ao RH e à performance profissional que deverão se desenvolver no decorrer do ano de 2019. Continue a leitura!

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial deve estar cada vez mais presente no setor de RH. Isso se justifica porque cada vez mais se desenvolve esse tipo de recurso. Hoje em dia, as máquinas têm capacidade de aprender e desenvolver novos recursos cognitivos, o que chamamos de machine learning.

Essa funcionalidade simplifica a leitura de indicadores de desempenho dos funcionários da empresa, além de contribuir para a verificação da performance profissional em processos de recrutamento e seleção.

2. Chatbots

Os chatbots são outra tendência do RH, também relacionada à inteligência artificial. Nesse caso, tratam-se de ferramentas que podem ser implementadas na empresa para facilitar a comunicação e a prática de atividades diversas na organização.

Esses recursos de robótica são utilizados comumente na comunicação interna, podendo servir para esclarecer dúvidas de novos colaboradores sobre os processos realizados na empresa. Isso contribui para o desenvolvimento de uma melhor performance profissional.

3. Realidade aumentada

Embora o termo realidade aumentada seja muito utilizado em opções de entretenimento, como é o caso de aplicativos e jogos como o Pokémon Go, ela vem sendo cada vez mais aplicada na área de RH.

Uma das muitas aplicações da realidade aumentada, nesse sentido, está relacionada aos treinamentos corporativos, que passam a ser fornecidos dentro de ambientes virtuais.

4. Gerenciamento de desempenho

O gerenciamento de desempenho e performance profissional também pode ser feito de maneira automatizada, trazendo mais resultados positivos para a empresa. Já existem ferramentas que possibilitam o agendamento de reuniões, videoconferência, feedback em tempo real etc.

A ideia é que os novos recursos tecnológicos sejam implementados de forma significativa, contribuindo para que os profissionais de RH possam avaliar a performance profissional dos colaboradores da empresa.

5. Softwares com metodologias inovadoras

Os softwares com metodologias inovadoras estão no centro de todas as tendências de RH. Muitos acreditam que estão nessas ferramentas o segredo do sucesso para o trabalho em relação à performance profissional. Entre eles, destacam-se, por exemplo, os sistemas web de avaliação psicológica, que são desenvolvidos para funcionar como um instrumento de qualidade para desenvolvimento dos colaboradores.

Essas são as e principais tendências para 2019 no que se refere ao setor de RH e performance profissional. Assim sendo, para não ficar por fora, aplique-as na sua empresa!

Quer receber mais textos como este na sua linha do tempo do Facebook? Então curta a nossa página agora mesmo e visualize as nossas publicações com assuntos relevantes e atuais sobre o setor de recursos humanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo