Entenda como as novas tecnologias têm influenciado os processos seletivos3 minutos de leitura

Saber conduzir processos seletivos é uma das funções mais importantes do setor de Recursos Humanos. É nesse momento que são descobertos novos talentos para compor a equipe e promover o crescimento organizacional. E, para atingir esse objetivo, muitos gestores têm se apoiado nas novas tecnologias.

A modernização também chegou no recrutamento e seleção de pessoas. Resistir a isso é ir contra as novas ferramentas e metodologias que facilitam o processo e tornam as ações mais efetivas.

Não entendeu ainda como os aplicativos e demais tecnologias contribuem para melhorar os processos seletivos? Então confira abaixo as principais vantagens que separamos para você!

Reduz custos

Reduzir custos é a palavra de ordem na maioria das empresas. As novas tecnologias influenciam positivamente os processos seletivos, pois os tornam mais baratos sem abrir mão da qualidade. É um investimento que se paga por meio da diminuição de despesas.

Simplifica as atividades

As plataformas especializadas em processo seletivo ajudam na captação de talentos, controla a qualidade e quantidade de candidatos e muito mais. Com um sistema web de avaliação psicológica, por exemplo, é possível acessar o resultado do teste do candidato com maior facilidade. 

As entrevistas por vídeo também são ótimos exemplos de simplificação. Com elas, o tempo do recrutador e, até mesmo, do candidato é otimizado. A etapa do processo pode ser realizada de qualquer lugar do mundo.

Aumenta a assertividade do processo

A tecnologia possibilita uma avaliação mais rápida e assertiva dos candidatos,uma vez que, permite testar e comparar competências em diferentes níveis.Com algumas ferramentas, o recrutador tem acesso ao resultado do teste em tempo real.

Esse recurso torna o processo mais produtivo, permitindo entrevistar mais pessoas em menos tempo e finalizar a seleção dentro do período previsto. Auxiliado por tantas ferramentas, certamente o recrutador será mais assertivo e conseguirá reduzir o turnover da empresa.

Mensura resultados

Já falamos de algumas métricas até aqui: produtividade, turnover etc. Medir os resultados do processo seletivo é muito importante, pois elimina as principais falhas, levando a organização à melhoria contínua.

Além desses indicadores citados, também existe o ROI (Retorno Sobre Investimento), a análise custo-benefício, diversidade e aderência ao perfil da empresa. Nesse sentido, vemos como a tecnologia torna mais fácil medir, analisar e identificar as oportunidades.

Valoriza a empresa

Mostrar para o candidato todos os recursos que a empresa oferece para os profissionais desempenharem bem suas funções é um cartão de visitas e tanto! Quando os candidatos são  jovens, essa boa impressão se torna ainda mais vantajoso devido a familiaridade e interesse desses candidatos por novidades.

Outro ponto a ser citado é a cultura organizacional, que é influenciada positivamente. Os colaboradores se tornam mais abertos às novidades desde o primeiro contato com a empresa. 

Já deu para perceber que a modernização permite que a empresa obtenha ganhos em qualidade e produtividade. Com o RH atuando de maneira estratégica, fica muito mais fácil conduzir uma organização para o sucesso.

Assim como as novas tecnologias são importantes para os processos seletivos, a informação também é um diferencial. Estar atento às novidades permite que o gestor possa adaptar suas metas conforme as variações do mercado.

Gostou deste artigo? Para ficar por dentro disso e muito mais, é só assinar nossa newsletter!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo