Como uma ferramenta de avaliação de personalidade pode te ajudar a realizar contratações com maior assertividade em menos tempo2 minutos de leitura

Todo profissional de RH que precisa lidar com frequência com processos de recrutamento e seleção entende a necessidade de encontrar ferramentas que tornem o processo mais rápido, eficiente e assertivo. As ferramentas de avaliação de personalidade são de grande ajuda nos processos seletivos, uma vez que conseguem extrair relatórios completos sobre o perfil de cada candidato, auxiliando o RH a escolher o perfil que mais se adequa à vaga em questão. 

Cada indivíduo tem suas particularidades e modo de agir perante determinadas situações. É necessário que o RH identifique quais as habilidades e características a empresa necessita no momento, para a vaga específica, e assim fazer o cruzamento com as características dos candidatos avaliados.  

O teste de personalidade é uma avaliação psicológica aplicado de forma a responder questões específicas do funcionamento psíquico de uma pessoa, que pode ser analisada tanto no momento atual como no futuro. A forma como ela se porta em momentos de situações adversas, com outros colaboradores ou com profissionais de cargo superiores, suas características como facilidade para tomada de decisões e vários outros critérios são analisados durante o teste. 

É importante entender que não existe um padrão ideal de personalidade que se adeque a todas as circunstâncias. Compreender esta necessidade e encontrar o candidato ideal de modo manual e empírico, sem o auxílio de uma ferramenta personalizada torna o processo seletivo muito mais demorado, oneroso e com grandes possibilidades de erro. 

A aplicação do teste de personalidade garante maior assertividade à empresa, que tem como consequência um colaborador adaptado às necessidades da empresa, consciente da importância do seu trabalho e que assim trabalha mais motivado. 

O MAPA é uma ferramenta de avaliação de personalidade desenvolvido para ser um competente instrumento de gestão de pessoas. A identificação do perfil psicológico dos candidatos se dá através de um questionário online, estruturado tendo como base uma amostra 100% brasileira. 

A amplitude de traços de personalidade avaliados pelo teste possibilita resultados mais profundos e, por consequência, mais eficientes.  

Profissionais que utilizam os testes de personalidade em processos de recrutamento e seleção atestam a assertividade da ferramenta. Sua utilização é extremamente valiosa também nos processos de treinamento e desenvolvimento de equipes já estruturadas. A aplicação do teste em equipes é útil para identificar por exemplo quais colaboradores se adequam melhor a determinadas funções, possibilitando assim a criação de grupos mais coesos e com maior eficiência para entrega de resultados. 

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a tornar o seu trabalho mais assertivo! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo