Como uma ferramenta de avaliação de personalidade pode te ajudar a atrair as pessoas certas e mantê-las motivadas2 minutos de leitura

Atrair os candidatos ideais e fazer com que se sintam motivados em contribuir com os objetivos da empresa é uma das principais preocupações de todo profissional de RH. Elaborar estratégias sem utilizar ferramentas específicas torna o trabalho mais difícil e ineficaz. Os testes de avaliação de personalidade trazem inúmeros benefícios, com resultados estratégicos e assertivos. 

Teste de personalidade é uma avaliação psicológica de caráter compreensivo aplicado para responder questões específicas quanto ao funcionamento psíquico de uma pessoa durante um período específico de tempo ou para predizer o funcionamento psicológico da pessoa no futuro. Portanto, pode ser aplicado tanto nos processos de recrutamento e seleção, para identificar o candidato mais adequado para a vaga em aberto, como para realocação de função ou mesmo para conhecer os funcionários de maneira mais profunda, possibilitando, assim, planejar estratégias de motivação de acordo com cada perfil. 

 A Teoria Interacionista da Personalidade parte do princípio de que a personalidade é constituída da interação do indivíduo com o meio em que vive, suas relações pessoais em casa, no trabalho, com amigos e desconhecidos. Pessoas têm vivências e percepções distintas uma das outras e por isso comportam-se de maneiras diferentes, mesmo em situações idênticas. 

 Em um ambiente de trabalho estes comportamentos estão associados às suas expectativas, metas, valores e competências. Identificar os anseios de cada profissional, entender o que pensam e esperam do seu trabalho é fundamental para que o colaborador sinta-se acolhido e motivado. 

 O MAPA é um teste psicológico, desenvolvido para ser um competente instrumento de gestão de pessoas. O teste é aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e permite identificar características de personalidade, definindo escalas, dimensões e indicadores através de um relatório completo, trazendo um diagnóstico sensível e profundo. Sua amostra é 100% brasileira, uma grande vantagem em relação aos testes criados em outros países. O resultado é uma análise de dados voltados totalmente para a realidade sociocultural do profissional brasileiro. 

As vantagens da utilização de testes de personalidade por psicólogos em empresas de qualquer porte são inegáveis. Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a atrair as pessoas certas e mantê-las motivadas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo