Como fazer uma boa gestão de pessoas? Confira nossas dicas!4 minutos de leitura

A excelência operacional e o crescimento da organização são resultados de uma boa gestão de pessoas e da maneira como os talentos são explorados. Saber escolher uma equipe e orientá-la de forma eficiente é uma tarefa complicada e requer muito estudo e paciência.

Quando os recursos humanos não são bem administrados, a empresa se depara com um alto índice de turnover e, consequentemente, de perda de talentos.

E você, sabe como fazer uma boa gestão de pessoas? Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Qual é a função do gestor de pessoas?

Algumas das funções do gestor de pessoas estão ligadas à operação da empresa e outras são voltadas aos colaboradores da organização. 

É de responsabilidade do gestor realizar corretamente a seleção de funcionários, suprindo a empresa com os talentos necessários para conduzir a equipe a atingir as metas e os objetivos organizacionais.

Além disso, é fundamental que o gestor proporcione um bom ambiente de trabalho, de maneira que as pessoas se sintam motivadas. Abaixo, você encontrará algumas dicas para gerir pessoas de forma eficiente.

1. Delegue funções

Através de uma boa seleção de funcionários e do conhecimento da equipe, as funções deverão ser divididas de acordo com as habilidades de cada um, focando em seus pontos fortes. Dessa forma, as pessoas saberão o que fazer mesmo quando o gerente não estiver por perto. Isso estimula o crescimento individual e facilita o papel do gestor.

2. Estimule um ambiente colaborativo

As pessoas querem se sentir valorizadas e parte de uma equipe. Quando o gestor estimula a participação e envolve seus funcionários em processos de decisão, as pessoas trabalham mais motivadas para atingirem um objetivo. Assim, surgem também novas ideias para o negócio.

3. Estabeleça metas

As pessoas trabalham melhor quando sabem quais são as metas que devem cumprir dentro da empresa. Portanto, é essencial o estabelecimento de metas condizentes com as habilidades de cada um dentro do projeto de crescimento da organização.

4. Dê feedback

O feedback é um retorno que o gestor dá aos seus funcionários a partir do trabalho executado e dos resultados alcançados. Procure fazer essa avaliação de forma construtiva, valorizando o trabalho do funcionário e sem deixar de focar nos objetivos da empresa. É uma ação que demonstra ao colaborador que a organização valoriza o trabalho dele e sabe expor o que precisa ser melhorado.

5. Realize treinamentos

Com base no feedback realizado e na avaliação de desempenho, realize treinamentos para suprir as deficiências encontradas. Esse tipo de atividade irá capacitar seus funcionários e reduzir a rotatividade de pessoas, contribuindo também para o aumento da produtividade individual.

6. Aposte em um bom veículo de comunicação interna

Com base no seu conhecimento sobre sua equipe, escolha um veículo de comunicação interna que atinja a todos. Essa é uma ferramenta importante para manter a equipe atualizada sobre novos procedimentos, oportunidades e resultados alcançados e estimular uma maior participação de seus colaboradores.

Além das dicas citadas acima, lembre-se de fazer avaliações de desempenho contínuas em sua empresa para verificar com eficiência os resultados, a postura e o potencial de desenvolvimento dos colaboradores. Os tipos de avaliação de desempenho são:

  • Autoavaliação: quando um profissional avalia o seu próprio desempenho com base em regras estabelecidas previamente.
  • Avaliação do líder: juntamente com o setor de RH da empresa, o líder realiza a avaliação de seus subordinados e expõe os resultados.
  • Líder colaborador: o líder instrui sua equipe sobre como proceder com a avaliação, definindo as metas e os objetivos, enquanto o liderado apresenta os resultados e cobra recursos.
  • Equipe de trabalho: a própria equipe é responsável pela avaliação e estabelece metas e objetivos a serem alcançados.
  • Avaliação 360°: é o tipo de avaliação mais utilizado. Analisa todos os que estão diretamente ligados com a pessoa avaliada: colegas, gerentes, pares, colaboradores e, em alguns casos, clientes e fornecedores.

Agora que você aprendeu como fazer uma boa gestão de pessoas, que tal assinar nossa newsletter para estar sempre bem informado? 

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo