Como encontrar o perfil profissional ideal para cada cargo da empresa?3 minutos de leitura

Quem trabalha com RH sabe que os processos de recrutamento e seleção exigem muito do profissional responsável por essa atividade. Afinal, é preciso fazer uma seleção rigorosa para encontrar uma pessoa com o perfil profissional ideal para cada cargo na empresa.

É claro que não existe ninguém perfeito, nenhum funcionário que chegue na empresa já desempenhando todas as funções que precisa com maestria, pois por mais que se tenha experiência em uma área, tudo varia de uma organização para outra.

No entanto, o profissional de RH precisa encontrar entre os candidatos alguém com o perfil mais próximo possível do perfeito para um cargo vago na organização. E para que você saiba como fazer isso, listamos uma série de dicas que podem ser seguidas. Confira!

Alinhe os objetivos da empresa

O recrutador precisa conhecer a empresa profundamente, pois a cultura organizacional deve servir como norte para a contratação de colaboradores. Com base nas diretrizes como a missão, visão e valores, é possível encontrar pessoas que tenham pensamentos similares aos da empresa.

Isso tudo fará com que o colaborador se sinta bem na organização, evitando problemas futuros, como incompatibilidade de ideias e o turnover.

Defina as características fundamentais para cada cargo

É preciso que as empresas tenham as pessoas certas nos lugares certos, e para isso é necessário que seja feito um levantamento das características fundamentais para cada cargo que vagar ou abrir na organização.

Uma boa alternativa é que o gestor de RH se reúna com o líder do setor em que há uma vaga, buscando saber qual a formação acadêmica desejada, as características de personalidade, entre outros adjetivos necessário para cada função.

Anuncie a vaga da forma correta

Na atualidade existem diversas formas de fazer anúncios de vagas, como por meio de agências de emprego, em seções de classificados dos jornais, em comerciais de rádios, em grupos para essa finalidade nas redes sociais etc.

Porém, é necessário fazer um planejamento do anúncio, o qual precisa ser veiculado em um canal que seja acessado pelo público-alvo que se deseja alcançar. Para encontrar um profissional da área de TI, que é usuário ativo nas redes sociais, por exemplo, de nada adianta anunciar em um jornal impresso, pois dificilmente essas pessoas terão contato com esse tipo de mídia.

Utilize a tecnologia no momento da avaliação

A tecnologia pode ser uma aliada dos profissionais de RH no momento de fazer a avaliação dos funcionários. Atualmente, existem ferramentas de avaliação de personalidade que garantem um estudo completo do candidato, verificando se ele tem ou não compatibilidade com a função desejada, ou seja, o fit cultural.

O Mapa é um sistema de avaliação psicológica que tem a sua qualidade reconhecida e certificada pelo Conselho Federal de Psicologia. O funcionamento é feito por meio de um conjunto de testes que coleta informações e faz um cruzamento de dados, que dá origem a gráficos com estatísticas que possibilitam ao recrutador uma base sólida para escolher o melhor perfil profissional para as vagas da empresa.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o características fundamentais para contratação? Então entre em contato com a MAPA.

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