6 motivos para fortalecer a cultura de feedback na empresa3 minutos de leitura

cultura de feedback

A cultura de feedback tem se tornado uma prática bastante comum dentro das organizações. Isso porque tal iniciativa tem demonstrado resultados extremamente positivos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Como o feedback é uma prática de desenvolvimento pessoal e corporativo, é necessário que os líderes estejam preparados para dar e receber esse retorno. Além disso, implementar uma cultura de feedback dentro de uma empresa não é algo que ocorre do dia para a noite: é preciso acompanhamento contínuo.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios do feedback para sua organização, acompanhe 6 bons motivos para começar a investir agora na cultura do feedback dentro da sua empresa:

1. Aumentar a motivação

Sem dúvida, para grande parte dos colaboradores, uma boa remuneração é uma das principais formas de reconhecimento dentro do âmbito empresarial. No entanto, diante do cenário de crise que o Brasil vem passando, conceder aumento salarial é um grande desafio para as empresas, inclusive as de grande porte.

Em um cenário de redução de custos, implantar a cultura do feedback é uma boa iniciativa para as empresas que desejam motivar os colaboradores, pois essa prática valoriza os esforços de cada funcionário e aponta o direcionamento para o alcance de resultados ainda melhores.

2. Estabelecer uma relação de confiança

A partir do momento em que a cultura do feedback começa a ser implantada na sua empresa, os colaboradores sentem-se mais confiantes para sugerir melhorias ou mesmo para apontar falhas nos processos de trabalho, propiciando, assim, uma relação de confiança mútua entre empresa, líderes e funcionários.

3. Potencializar os pontos fortes dos colaboradores

Se por um lado o feedback é essencial para uma boa gestão empresarial, por outro é uma forma de propiciar o amadurecimento profissional da equipe. Por meio da avaliação de personalidade, por exemplo, você consegue identificar e potencializar os pontos fortes dos colaboradores.

4. Aumentar os lucros da empresa

Os colaboradores são o maior patrimônio de qualquer empresa, e quando eles se sentem integrados à organização, se empenham ao máximo para alcançar os resultados propostos. Consequentemente, geram maior lucratividade para a empresa.

5. Reduzir índices de insatisfação

Já parou para pensar como é frustrante trabalhar em uma organização onde você não possui voz e não é reconhecido? Pois é! Graças a isso, os índices de insatisfação dos colaboradores têm aumentado significativamente, como aponta a pesquisa do Officevibe.

Ao fornecer um feedback ao colaborador, você o insere dentro do contexto da empresa, explanando a importância do trabalho individual e o papel que deve ser desempenhado por ele.

Em contrapartida, o profissional sente-se mais confortável para realizar as suas atividades, informando aos gestores sobre falhas e as melhorias que podem ser aplicadas nos processos de trabalho, reduzindo os índices de insatisfação.

6. Diminuir a rotatividade dos funcionários

A cultura de feedback propicia uma melhoria significativa no ambiente de trabalho ao criar um relacionamento transparente e construtivo entre empresa e funcionário.

Com esse estímulo positivo, os colaboradores se sentem mais confortáveis e motivados com o trabalho, reduzindo os índices de rotatividade. Afinal, quem se sente reconhecido trabalha melhor, porque visualiza motivos reais para permanecer na empresa.

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