5 passos para garantir mais qualidade de vida na empresa

A qualidade de vida é importante para proporcionar aos funcionários mais motivação e, por consequência, maior produtividade no dia a dia. Tendo em vista essa relevância, trouxemos este artigo com 5 passos para garantir a qualidade de vida na empresa. Continue acompanhando e confira!

1. Organizar o ambiente de trabalho

Pode até não parecer, mas o espaço em que ficamos de seis a oito horas por dia também influencia no nosso bem-estar. Sendo assim, o primeiro passo para promover a qualidade de vida na empresa é proporcionar à sua equipe um espaço sempre limpo e organizado, com boa iluminação, conforto térmico e uma decoração que inspire criatividade e energias positivas.

Se puder, deixe algumas plantas no local e permita que os colaboradores decorem suas mesas com fotos e objetos que os façam se sentir bem. Apesar de singela, essa ação pode causar um efeito surpreendentemente positivo para a produtividade da equipe.

2. Dar feedbacks

Ninguém gosta de sentir que sua carreira não está progredindo, e essa sensação de estagnação é uma grande vilã da qualidade de vida. Sabendo disso, é papel do gestor manter a equipe em constante evolução. E não há forma melhor de fazer isso do que observar o desempenho da equipe e dar feedbacks a respeito.

Seja negativo ou positivo, dizer ao profissional como ele está se saindo em seu trabalho é uma forma de motivá-lo a dar seu melhor dentro da empresa, aprimorando suas qualidades profissionais.

3. Reconhecer méritos

Diante de uma boa ideia, de um resultado satisfatório, de uma opinião bem posicionada, da conclusão de um projeto ou do atingimento de uma meta, não tome uma postura que diz “é para isso que meus funcionários são pagos”.

Pois apesar de haver verdade nisso, os méritos devem sim ser destacados, tanto para servir de exemplo, quanto para que a equipe sinta que vale a pena se esforçar. Sendo assim, elogie, parabenize e valorize as ações de sua equipe. Isso contribui para um ambiente muito mais leve e harmonioso.

4. Oferecer benefícios especiais

Além dos tão conhecidos vale-refeição e vale-transporte, existe uma série de benefícios especiais que você pode oferecer a seus funcionários que vão elevar a qualidade de vida na empresa.

Convênio com academia, curso de idiomas, jantares para a família, ingressos de cinema, café da manhã gratuito, seguro de vida, auxílio-creche, 14º salário, enfim, peça sugestões para os próprios funcionários, ou deixe a criatividade te guiar. O importante aqui é oferecer um diferencial à equipe, algo que os faça sentir especiais por trabalharem em sua empresa.

5. Capacitar lideranças

Por último, mas não menos importante, capacitar lideranças é um passo decisivo para a qualidade de vida na empresa. Por isso, trate cada um de seus funcionários como um líder em potencial. Ofereça cursos, palestras e indique leituras, passe conhecimento nas pequenas ações do dia a dia, acompanhe-os de perto.

Além de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a empresa, elevando sua qualidade de vida, isso pode te ajudar a perceber quem tem potencial para liderar uma equipe e se sair bem em cargos mais altos.

Viu como garantir a qualidade de vida dentro de sua empresa é possível? Se você gostou deste artigo, também vai gostar de saber como fazer uma boa gestão de pessoas!

Equipe Mapa

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