Retenção de talentos: 5 formas de reter os melhores colaboradores

reter os melhores funcionários

Reter os melhores funcionários em uma empresa é um desafio tão grande quanto encontrá-los. Há muitas pessoas em busca de um emprego, com várias qualificações e formações, mas encontrar e manter aqueles especiais é uma questão de busca ativa, sistemática e criteriosa.

Em alguns casos, uma certa dose de sorte ou coincidência pode até ser atribuída ao processo. Mesmo assim, é preciso ficar atento a alguns pontos relevantes e não dar chance ao acaso.

Hoje, percebemos algumas diferenças entre os profissionais das gerações X (nascidos na década de 70), Y (nascidos nos anos 80) e Z (a partir da década de 90 até 2010). É claro que há um mix dessas gerações nas empresas, mas existem pontos de interesse compartilhados por todas elas e que são valiosos instrumentos de retenção de talentos.

Na dinâmica do “quanto antes melhor”, o profissional excelente está disponível a quem oferece o que é de seu interesse imediato. É preciso, então, dar-lhe motivos suficientes para que permaneça na empresa. As dicas a seguir serão um bom itinerário em meio ao desafio. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Promova desafios genuínos ao talento dos trabalhadores

Desafios não são apenas atingir a meta de vendas, cumprir ordens ou corrigir problemas. Desafios genuínos são estratégicos para a atividade e evolução da empresa.

Programas e ações, como premiações às melhores ideias e recompensas para soluções criativas, são muito eficazes para extrair o que cada um tem de melhor. Ao serem recompensados, o sentimento de reconhecimento e de importância fortalece o vínculo com a empresa.

2. Crie oportunidades e perspectivas de ascensão com regras claras

Ascensão, com reconhecimento, engajamento, participação e melhor remuneração, é algo que está no topo da lista da maioria dos trabalhadores que buscam progresso profissional.

E quanto mais rápido, melhor, pois a sensação de estar progredindo reduz a ansiedade. Por outro lado, ascender sem a devida experiência pode ser um tiro pela culatra.

Nesse sentido, uma trilha bem traçada, planejada e clara pode também ter um efeito positivo na redução da ansiedade. Consequentemente, o trabalhador será mais paciente e não buscará logo uma outra empresa para trabalhar, pois confia no espaço disponível para ele na empresa atual.

3. Incentive o aprimoramento e forneça feedback de desempenho

Para desempenharmos nosso trabalho cada vez melhor e conquistar a carreira que desejamos, é importante saber se estamos indo bem ou não. O feedback de desempenho cumpre muito bem esse papel.

Todos precisam de aprimoramento constante, que deve ser promovido e incentivado de várias formas, seja por meio de cursos internos ou externos, treinamento ou recomendações claras de redirecionamento nas atitudes profissionais.

4. Deixe bem claro o rumo geral que a empresa está seguindo

A incerteza quanto ao futuro da empresa, quanto aos objetivos de médio prazo e as perspectivas de sucesso costuma afugentar os talentos que, então, buscam recolocações mais promissoras.

Por isso, a informação sobre os rumos do negócio, bem como da evolução quanto à estratégia traçada, é uma importante âncora para manter os funcionários fiéis e interessados em continuar na mesma empresa.

5. Cuide dos funcionários

A despeito das modernas ferramentas digitais e informatizadas disponíveis para executá-la, a gestão de pessoas nunca se verá livre do mais importante: o fator humano. As pessoas gostam justamente disso, de serem tratadas como seres humanos, com todas as suas virtudes e carências.

Dê atenção ao cumprimento dos procedimentos de segurança e saúde no trabalho, usando as oportunidades de abordar o assunto para demonstrar que os funcionários são as peças mais importantes de qualquer organização, sejam eles parte de uma equipe de milhares ou de apenas meia dúzia. A empresa não existe sem eles.

Pronto para implementar nossas medidas e reter os melhores funcionários da empresa? Para receber mais dicas como essas e continuar crescendo, assine nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos!

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos